Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: Cuidado com a última lenha pra tentar acender fogueira, é dérbi, porra!

Publicado

em

Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com

Não caia nessa, não! A semana é de dérbi, o jogo é nervoso, será tenso e se tudo der certo a gente ganha, mas só se tudo der certo, porque dérbi ninguém ganha de véspera.

Com quase 47 anos de vida já vi e vivi muita coisa no mundo do futebol, mas uma coisa é sempre igual, se você quer motivar um jogador, um elenco, vá lá e bata nele! Mexa com os brios do jogador, faça ele ver que está sendo ridicularizado publicamente e depois deixe por conta do seu brio a reação… acreditem, isso funciona!

Nos últimos dias, desde sábado mais precisamente, estamos ouvindo e vendo uma campanha de porradas e mais porradas em cima do adversário! Tem até gente da imprensa de São Paulo travestido de torcedor (e misto, porque é são-paulino) chamando o time de ridículo (e realmente é), mas acredite, a intenção disso tudo não é meritar ou favoritar o Guarani, pelo contrário, é provocar reação no adversário.

O que a Torcida Bugrina tem que fazer é acreditar no seu time e ponto! Acreditar na capacidade de Umberto montar um time forte com as peças que tem nas mãos, acreditar no potencial de quem chegou, de quem já estava aqui e no histórico de tudo o que foi feito recentemente. Já ganhou? Jamais, vamos ganhar? Sempre!

Uma coisa é acreditar que o Bugre vá ganhar o dérbi, outra é acreditar que ele já ganhou… longe disso, pra ganhar tem que jogar muita bola e você Torcedor terá que gastar muita garganta, saliva e força física antes e durante toda a partida. A vitória não virá sem isso, sem o esforço dentro de campo, a humildade de dar um chutão quando for preciso, ou de levantar a cabeça quando criar uma jogada e procurar um companheiro melhor posicionado pra fazer o gol! Dérbi não é jogo de individualidade, é jogo de jogar pro time, é jogo de comemorar um gol feito por 11, 12, 13, 14 jogadores, dependendo de quantas substituições forem feitas.

O dérbi consagra um jogador depois do apito final, mas condena um jogador ainda dentro de campo.

Não caia nessa armadilha, você estará fazendo exatamente o que querem que você faça! Depois do jogo é outra coisa, antes e durante é foco, concentração e uma missão a cumprir: GANHAR O DÉRBI!

Faltam 5 dias, uma semana cheia de treinamento, euforia, aflição, ansiedade, uma verdadeira mistureba de sensações e emoções que vai durar até o apito final. Quem entre nós disser que não vive isso nesta semana, ou não fala a verdade, ou chegou a um nível humano digno de uma reencarnação de Buda, algo praticamente inalcançável pra nós simples humanos normais, e é bom que seja assim!

É bom que você chegue ao Brinco no sábado ansioso, contando o tempo pro jogo começar, esperando o time chegar pra dar aquele calor, pra passar aquela emoção final que pode ser decisiva. É bom que nosso time entenda que dérbi é dérbi, que é um campeonato à parte dentro do Campeonato Brasileiro da Série B e que ele pode significar um marco na campanha toda que vem pela frente!

É bom ouvirem a experiência de quem já jogou esta partida, de quem ganhou dérbi, de quem empatou, de quem não ganhou, é bom! Mas isso não decidirá o jogo a nosso favor, o que decidirá será a capacidade de assimilar um estádio lotado de gente só torcendo a seu favor, entender que aquele povo, mesmo se mostrar insatisfação em algum momento, está lá torcendo por cada jogador do Guarani que entrar em campo e querendo muito que tudo dê certo! Acredite, jogar com torcida contra é difícil, mas jogar com toda a torcida a seu favor também não é fácil!

É isso… a semana tá pesada, o tempo não passa, a Torcida tá fazendo sua parte e já comprou 2 terços dos ingressos disponíveis, faltando ainda cinco dias pro jogo. O que isso mostra? Que a gente acredita, que a gente confia e que a gente vai estar lá pra fazer acontecer, mas não depende só da gente, depende de um grupo, de um elenco, de todo o esforço de uma diretoria. de uma comissão técnica, de um time, e de um jogador, sim de um só, porque cada um deles é um só, e se cada um deles entrar em campo sabendo que o resultado do dérbi depende dele, tudo vai dar certo!

Esse índio velho aqui não cai nessa não… esse aqui não vai comemorar ridicularização pública do adversário, porque quem tá ridicularizando tá queimando as últimas lenhas que tem pra tentar fazer seu time jogar aquilo que não sabe jogar.

Só depende da gente, vamos lá, vamos torcer, vamos vibrar, vamos empurrar, vamos acreditar, e vocês, lá dentro de campo vão jogar, vão entender o que é um dérbi e, se fizerem tudo certo, vão descobrir o que é ganhar um dérbi, mas só se fizerem tudo certo, porque se a perna não estivar um milímetro a mais a bola pode passar, se o pescoço não esticar quase ao ponto de sair do corpo, a cabeça pode não alcançar a bola e se quando as pernas acharem que já correram tudo o que podiam correr e ele não entender que chegou apenas à metade do que é preciso, acredite, a jogada não acontecerá como tem que acontecer.

É dérbi, nós queremos ganhar, nós precisamos ganhar e pra ganhar nós precisamos de vocês!

Bem-vindos à semana do dérbi, ela será inesquecível, de que maneira? Só vocês saberão nos dizer, mas nós acreditaremos em vocês até o último segundo, até mesmo quando tudo disser pra não acreditarmos, até além do último segundo, até além do limite, e depois do jogo nós queremos que vocês sintam o que significa ganhar um dérbi na carreira de um jogador de futebol profissional! Por mais que muitos jogadores que já viveram e sentiram isso em suas carreiras conversarem e contarem suas experiências pra vocês, só ganhando vocês de fato saberão o que é.

Muito cuidado, porque É DÉRBI, PORRA!

 

Marcos Ortiz

Advertisement

Melhores Momentos – Goiás 1×1 Guarani


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima partida

Campeonato Brasileiro - Série B

Juventude-RS X Guarani FC

Campeonato Brasileiro - Série B

Local: Alfredo Jaconi
Data: 01/06/2018
Horário: 19:15

 

+ Recentes

Jogos e Resultados

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.