Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: Guarani x Avaí é uma batalha onde só como time a gente pode vencer

Publicado

em

Foto: Arquivo - Marcos Ortiz - Planeta Guarani.

O Guarani tinha a chance de ouro de entrar definitivamente no G4 ao final desta 31ª rodada quando enfrentará o Avaí, era ter ao menos não perdido o jogo para o São Bento na rodada anterior e, vencendo o adversário que é exatamente a primeira equipe no grupo dos quatro que subirão à Série A ao final da competição assumiria esta posição.

Era simples, mas faltou conseguir! Tomou um golzinho (mais um) aos 48 minutos do segundo tempo, e, sem entrar no mérito de ter sido falta ou não, mais uma vez numa falha da defesa que simplesmente não viu o zagueiro adversário que havia acabado de entrar em campo, outro gol de cabeça após outra cobrança de falta lateral, dessa vez pelo lado direito.

Mas nem por isso o jogo contra o Avaí deixa de ser decisivo, se por um lado a chance de assumir a quarta colocação é diminuta, a única condição de se manter com chances reais de entrar no G4 nas próximas rodadas é vencendo o Avaí. Claro que matematicamente não é, mas na prática é sim, um resultado diferente desse poderá levar o Guarani para até a sétima colocação em caso de vitórias de Vila Nova e Atlético-GO, além de poder ver sua distância em relação ao quarto colocado poder aumentar para até seis pontos em caso de derrota.

Perceberam quais os riscos desta rodada?

Então, se dessa vez eu prometi não chamar Torcedor pro jogo, resolvi escrever ao elenco, à comissão técnica, ou a quem interessar possa…

Nós já saímos deste campeonato tantas e tantas vezes, quase todas elas por conta dos nossos próprios erros, e já voltamos a ele tantas e tantas outras, muito mais pelo insucesso dos nossos concorrentes, e essa pode ser mais uma destas oportunidades.

Mais uma vez o Guarani terá em casa um concorrente direto pelo G4, foi assim com Fortaleza e Goiás e não conseguimos aproveitar a chance, a exceção foi o jogo contra o CSA, vencemos e este foi o único atual integrante do G4 que o Bugre venceu até agora na competição, e venceu duas vezes. Então pra continuar com chances reais precisamos aumentar esse aproveitamento pra ao menos dois.

Enfrentar o Avaí que tem nos jogos fora seu melhor aproveitamento na competição não será nada fácil, enfrentar o Avaí nessas condições e ainda mais tendo a obrigação de vencer é algo que aumentará ainda mais o nível de concentração, e a concentração não é apenas no setor defensivo, é no campo inteiro.

É aproveitando as oportunidades que surgirem, é evitando o passe errado no meio de campo, é evitando a descida sem cobertura de um lateral, é posicionando um zagueiro ou um volante dentro da grande área numa bola parada defensiva, é jogando em equipe!

Esqueçam essa história de vencer por quatro gols de diferença, se isso acontecer será consequência de um jogo perfeito, mas uma vitória, por qualquer que seja o placar, será um resultado perfeito. Esta não é a última partida do campeonato, pelo contrário, essa é a partida que nos colocará dependendo praticamente de nós mesmos pra conseguirmos nos manter nele até o final, depois dela virão mais sete oportunidades de entrar nesse tal de G4 e só depende de jogarmos como um time, com cada um fazendo a sua parte, mas ajudando o companheiro a fazer a parte dele.

Será sim uma pedreira, mas nós temos que fazer ser uma pedreira pra eles também. Pra isso vocês terão tido mais de uma semana de treinamentos, tiveram a oportunidade de ver e corrigir seus erros todos, de saber como deve ser chutada aquela bola da entrada da grande área, de pra onde deve ser dado aquele passe quando o lateral passou, de pra onde aquele cruzamento deveria ter sido feito, ou de como marcar um adversário que venha dessa ou daquela maneira.

Só assim, e só se isso tudo acontecer, a gente vence. De quanto? Não importa, o importante é vencer e é isso o que todos vocês e todos nós Torcedores precisamos entender. Vencer o Avaí é a única forma de chegar ao G4 da Série B independente de em qual rodada isso vá acontecer, mas pra todas as outras chances de entrar acontecerem nós precisamos vencer esta.

Sejam vocês os responsáveis uns pelos outros, a atuação do seu companheiro está nas suas mãos, assim como a sua estará nas mãos deles. Isso é coletivo, isso é time, isso é jogar como time.

Só resta mais uma coisa, e eu não entro nessa de “eu acredito” não, porque eu acredito sempre, mas quem tem que acreditar são vocês. Joguem esta partida como se ela fosse a mais importante de todas as suas carreiras, corram, marquem, gritem, conversem entre si, se cobrem dentro de campo o tempo todo, se posicionem, não desistam da bola, por mais impossível que ela possa parecer. Não guarde o carrinho, não deixe de dar um passo a mais que pode fazer você chegar naquele cruzamento, seja pra evitar que a genTe sofra um gol, seja pra conseguir fazer o nosso gol.

E se vocês conseguirem fazer isso estarão automaticamente conquistando todos aqueles que estiverem nas arquibancadas, porque tudo o que eles querem é poder continuar sonhando, mas pra poderem sonhar eles precisam de vocês.

Olhem pra cima, mirem o alto, não se limitem, não se permitam desacreditar. Não tenham medo de ganhar, não tenham medo de jogar, só tenham medo de errar, se ajudem mais, se orientem mais, o seu grito pode fazer seu companheiro enxergar aquilo que só você está vendo.

E depois disso tudo, se acontecer a vitória, não se esqueçam de algo que vocês tem se esquecido. Corram pra sua Torcida, aplaudam e agradeçam, porque tudo oque ela quer é continuar torcendo por vocês.

Nós precisamos uns dos outros, joguem por nós e nós torceremos por vocês.

Só assim a gente vence o Avaí, só assim a gente segue na luta e só lutando a gente pode vencer a guerra, batalha por batalha. Primeiro tem essa, depois tem outras sete, mas precisamos vencer ESTA!

Força, vamos à luta?

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

Melhores Momentos – Coritiba 0x2 Guarani


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima partida

Campeonato Brasileiro - Série B

Brasil de Pelotas-RS X Guarani FC

Campeonato Brasileiro - Série B

Local: Bento Freitas
Data: 17/11/2018
Horário: 17:00

 

+ Recentes

Jogos e Resultados

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.