Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: O único jogador capaz de dar o acesso ao Guarani – Matemática!

Publicado

em

"Viva a matemática, neste momento o melhor jogador do Guarani na reta final da Série B, único capaz de desequilibrar jogos e levar o time ao acesso."

As duas últimas rodadas fizeram muito mal ao Guarani e aconteceram exatamente no momento em que o time precisava se firmar na competição logo após ter chegado à sua melhor classificação ao longo do campeonato, a quinta colocação.

Era preciso buscar ao menos uma vitória nestas duas partidas, uma fora de casa contra uma equipe que até então brigava contra o rebaixamento, outra um confronto direto contra o quarto colocado, um jogo chave onde absolutamente não poderia ter perdido, até mesmo um empate não teria sido uma catástrofe absoluta pois manteria o adversário próximo na classificação.

Sinceramente, não sou das pessoas que vendem ou transmitem ilusões aos Torcedores, acho que depois desta sequência, falar em acesso tornou-se algo descabido e que só poderá voltar a acontecer depois de uma série de jogos e resultados, ou seja, o Guarani vai viver jogo a jogo.

Como aparentemente não se vê pelos lados do Brinco um planejamento de resultados, algo muito comum no mundo do futebol, vamos tentar desenhar pra ver se fica mais fácil (ou menos difícil).

Não me xinguem, é apenas um levantamento, uma simulação entre tantas outras que podem ser feitas, talvez uma negação de realidade, ou a constatação que antes de jogar a toalha é preciso eliminar todas as chances possíveis. Antes é preciso dizer que aqui não faremos mais nenhum discurso de “rumo ao acesso”, “só depende de nós”, ou algo parecido, vamos apenas acompanhar a competição jogo a jogo até chegarmos à última rodada, onde precisamos de uma combinação de sete rodadas praticamente perfeitas para que a luta pela quarta colocação continue viva até o jogo contra o Londrina, no dia 24 de novembro, no Brinco de Ouro da Princesa.

Pra você entender melhor e decidir se acredita que o time possa buscar um objetivo maior, restam sete partidas e o Guarani, atual sexto colocado, precisa ultrapassar dois adversários para chegar à quarta colocação. Hoje o foco está em três equipes, Avaí, CSA e Vila Nova, estas são as três equipes que podem ser alcançadas, vamos olhar de perto as sete últimas rodadas de cada um desses adversários, a começar pelo próprio Guarani:

O que precisa acontecer:

Jogos do Guarani:

Boa Esporte x Guarani – Vitória fora de casa, 03 pontos;
Guarani x Oeste – Vitória em casa, 03 pontos;
Coritiba x Guarani – Empate fora de casa, 01 ponto;
Figueirense x Guarani – Derrota fora de casa;
Guarani x Paysandu – Vitória em casa, 03 pontos;
Brasil-RS x Guarani – Vitória fora de casa, 03 pontos;
Guarani x Londrina – Vitória em casa, 03 pontos;

Pontuação final: 61 pontos, 17 vitórias.

Jogos do Vila Nova:

Vila Nova x Juventude – Vitória do Vila, 03 pontos;
Londrina x Vila Nova – Vitória do Londrina;
Vila Nova x Paysandu – Vitória do Vila Nova, 03 pontos;
Brasil-RS x Vila Nova – Empate, 01 ponto;
Vila Nova x Figueirense – Empate, 01 ponto;
Vila Nova x Criciúma – Vitória do Vila, 03 pontos;
São Bento x Vila Nova – Empate, 01 ponto;

Pontuação final: 60 pontos

Jogos do CSA

Coritiba x CSA – Vitória do Coritiba;
CSA x Brasil-RS – Vitória do CSA, 03 pontos;
Sampaio Corrêa x CSA – Vitória do CSA, 03 pontos;
Fortaleza x CSA – Vitória do Fortaleza;
CSA x Atlético-GO – Empate, 01 ponto;
CSA x Avaí – Empate, 01 ponto;
Juventude x CSA – Vitória do CSA, 03 pontos;

Pontuação final: 61 pontos, 17 vitórias.

Jogos do Avaí

Avaí x Oeste – Vitória do Avaí, 03 pontos;
Goiás x Avaí – Vitória do Goiás;
Avaí x Londrina – Empate, 01 ponto;
Atlético-GO x Avaí – Empate, 01 ponto;
Avaí x Fortaleza – Empate, 01 ponto;
CSA x Avaí – Empate, 01 ponto;
Avaí x aapp – Não adianta esperar nenhum outro resultado além de vitória do CSA, 03 pontos;

Pontuação final: 61 pontos, 16 vitórias.

Portanto, somente se todos esses resultados acontecerem a gente segue vivo na competição e, ao final da 38ª rodada sobe na quarta colocação, ou até na terceira dependendo do saldo de gols entre Guarani x CSA que neste momento é CSA 08 x 05 Guarani.

A classificação final em pontos teria:

3º – CSA – 61 pontos – 17 vitórias
4º – Guarani – 61 pontos – 17 vitórias
5º – Avaí – 61 pontos – 16 vitórias
6º – Vila Nova – 60 pontos

De tudo isso que vimos acima, o que nos parece mais difícil é o Guarani conseguir 05 vitórias, 01 empate e 01 derrota nas sete rodadas finais da Série B do Campeonato Brasileiro, e somente se conseguir ao menos isso, o time pode chegar, mas também pode precisar de algo a mais, ou seja, ao menos mais uma vitória, e pra isso teria que vencer ou Coritiba, ou Figueirense, fora de casa.

Viva a matemática, neste momento o melhor jogador do Guarani na reta final da Série B, único capaz de desequilibrar jogos e levar o time ao acesso.

A decisão de acreditar é de cada um de vocês, minha decisão é acompanhar jogo a jogo e ver se Guarani x Londrina se transforma na verdadeira final de campeonato que pode ser, mas o desafio ainda não acabou, se tudo isso acontecer o Guarani precisará mostrar que pode vencer três jogos seguidos, o que não aconteceu em toda a Série B, e mais ainda, se finalmente o Guarani consegue vencer uma decisão jogando em casa nesta competição onde até agora não conseguiu.

O tempo dirá.

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

Melhores Momentos – Coritiba 0x2 Guarani


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima partida

Campeonato Brasileiro - Série B

Brasil de Pelotas-RS X Guarani FC

Campeonato Brasileiro - Série B

Local: Bento Freitas
Data: 17/11/2018
Horário: 17:00

 

+ Recentes

Jogos e Resultados

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.