Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: Um jogo a cada 10 dias na média é muito chato

Publicado

em

O Campeonato Brasileiro da Série B começou para o Guarani no dia 13 de abril, portanto há exatos 32 dias e quando entrar em campo na próxima sexta feira serão 35 dias de competição. A competição é longa, todos sabemos. São 38 longas rodadas em turno e returno para decidir as quatro equipes que sobem pra Série A e as quatro de caem pra Série C.

Jogos em dias que tradicionalmente não faziam parte do calendário do torcedor como terças e sextas feiras à noite, a exceção são os sábados à tarde e à noite, mas ai também vemos a tabela marcar jogos para terças, sextas feiras e sábados às 21:30, tudo em nome das grades de transmissão, seja em pay-par-view ou canais de TV por assinatura, já que nesta temporada nenhum canal de TV aberta transmite a competição.

Disso tudo já sabíamos e até nos acostumamos com os dias “diferentes” e horários estranhos, mas o que mais incomoda nesta competição são os longos intervalos que marcam os jogos entre determinadas rodadas, senão vejamos:

Dos 35 dias que serão completos na próxima sexta feira quando o Bugre entrar em campo em Goiânia, o Guarani terá passado nada menos que 21 dias de intervalo entre duas partidas. Foram 11 dias entre o jogo contra o Atlético-GO e o dérbi válido pela quarta rodada, depois um intervalo curto de três dias até enfrentar o Criciúma e novamente um longo período entre a quinta e a sexta rodada para o Guarani, mais dez dias entre a vitória sobre o Criciúma e a partida contra o Goiás.

Claro, isso acontecerá com todas as equipes que disputam a Série B, eventualmente haverá um intervalo longo entre uma rodada e outra para todos os times, mas a média de jogos por dia é muito grande, pois quando o Bugre voltar a campo no dia 18 irá completar sua sexta partida em 35 dias, uma média de 5,83 dias entre um jogo e outro. Isso da, pela média, cerca de um jogo por semana, o intervalo é mal distribuído entre jogos às terças e sextas ou sábados e longos 10, 11 ou até 12 dias em alguns casos até que o time volte a campo novamente.

Vamos além, depois da terceira rodada quando enfrentou o Atletico-GO no dia 24 de abril o Guarani só disputou dois jogos, entrou em campo no dia 05/05 e voltou a campo no dia 08/05. Voltará a campo no dia 18, portanto, num período de 23 dias terá jogado apenas duas vezes, uma média de uma partida a cada 11,5 dias. É muita coisa!

Nestes longos períodos de inatividade o ritmo de jogo vai por água abaixo. Jogadores apenas treinam e se preparam, não disputam partidas, até por isso considero interessante a realização de amistosos ou jogos treino não apenas para os jogadores que não atuam, mas também para o considerado time titular visando preservar o tal ritmo de jogo que é importante demais até para atletas que ainda precisam de melhor condicionamento físico. Jogador que joga pouco quando entra em campo acaba “correndo errado”, corre mais do que deveria, se posiciona mal, se desgasta mais que o normal e outro fator, o tal entrosamento também depende de minutagem de jogo, de bola rolando.

Se por um lado o intervalo é bom para condicionar atletas ou recuperar lesões, por outro lado é péssimo para o tal ritmo de jogo e entrosamento.

Claro, todos os times passarão por isso em determinados momentos da tabela da Série B, mas cá entre nós, é chato pra caramba!

Saudade da bola rolando, saudade dos jogos, da disputa de pontos e até do cansaço que a atualização do site por jogos de pouco intervalo entre um e outro, afinal o que nos movimenta é a paixão de Torcedor, e Torcedor gosta disso, de bola rolando…

Que bom que sexta feira tem jogo! Que chato passar 10 dias sem um joguinho sequer… será muito melhor se depois de tanto tempo a gente puder comemorar uma vitória até a próxima rodada, mas depois serão outros longos 8 dias sem jogo de novo até o Bugre pegar o CRB no dia 26 de maio, no Brinco.

É… tá chato pra caramba! Futebol mudou demais nos últimos anos e quase tudo o que mudou, mudou pra pior.

É só um desabafo!

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

Melhores Momentos – Guarani 1×0 CSA


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima partida

Campeonato Brasileiro - Série B

Vila Nova-GO X Guarani FC

Campeonato Brasileiro - Série B

Local: Serra Dourada
Data: 28/09/2018
Horário: 21:30

 

+ Recentes

Jogos e Resultados

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.