Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: Um jogo, uma final e que seja um marco para o futuro!

Publicado

em

Foto: Rodrigo Villalba

Nasceu pra ser campeão e foi desde muito cedo! Em 1916 o Guarani conquistaria seu primeiro título de Campeão Campineiro. Depois conquistaria outros 11 títulos municipais, e tantos outros títulos, os dois maiores deles o CAMPEONATO BRASILEIRO em 1978 e o título de CAMPEÃO BRASILEIRO DA TAÇA DE PRATA em 1981.

O Bugre nasceu pra isso, pra crescer, conquistar e liderar, e neste sábado decide mais um título, o do Campeonato Paulista da Série A2. Se vai ganhar ou não, dentro de campo saberemos, mas uma coisa é inegável, o Guarani nasceu pra conquistar e com isso foi conquistando.

De repente esta trajetória foi interrompida, as conquistas acabaram, mas mesmo assim o Bugre seguiu decidindo e disputando títulos, se não vejamos: Em 1982 foi vice campeão da Copa dos Campeões, em 1986 foi vice campeão Brasileiro, em 1987 foi vice campeão do Módulo Amarelo da Copa União e depois vice campeão Brasileiro na mesma temporada, vice campeão Paulista em 1988, vice campeão Brasileiro da Série B de 1991, vice campeão da Copa Estado de São Paulo (atual Copa FPF) em 2004, vice campeão Brasileiro da Série C em 2008, vice campeão Brasileiro da Série B em 2009, vice campeão Paulista da Série A2 em 2011, vice campeão Paulista da Série A1 em 2012 e vice campeão Brasileiro da Série C em 2016.

É uma trajetória indiscutivelmente respeitável, principalmente se analisarmos que, mesmo no seu período mais sombrio que começou no ano 2000 e, se Deus quiser, terminou em 2016, o Guarani disputou nada menos que seis títulos, trazendo a segunda colocação em todas as ocasiões.

Não, não estou escrevendo isso pra reafirmar o estigma de vice, isso não é pra gente, tem gente que se vangloria disso com muito mais propriedade por aqui bem pertinho. Estou dizendo isso pra mostrar que mesmo quando vivemos nossa pior fase, nas competições que disputamos, disputamos os títulos, assim foi na Série C e B do Campeonato Brasileiro e nas Séries A1 e A2 do Paulista, e agora disputaremos de novo! Isso mostra que nascemos pra protagonizar, nascemos pra decidir, nascemos pra conquistar.

Neste sábado vem mais uma decisão pela frente, é mais uma Série A2 de Campeonato Paulista e dessa vez tem que ser diferente, não por mim, por mim também, claro, mas eu tive o prazer de ver meu time ser Campeão Brasileiro. Tem que ser diferente pra essa geração de novos Bugrinos que de 2000 pra cá cresceu vendo seu time perder espaço, cresceu na adversidade, e ainda assim conseguiu sonhar disputando títulos, mas não ganhou.

São longos 18 anos, me atrevo a dizer que esta geração de Bugrinos com até 30 anos de idade merece mais, muito mais, e chegou a hora de dar mais a eles. Conquistar um título neste sábado vale muito mais que o título em si que já vale muito, vale um marco significativo, um verdadeiro traçar um risco no chão e dizer: Daqui pra frente vai ser diferente! Essa é a minha esperança, essa é a minha fé, é isso o que espero do nosso Bugre!

Não é segredo pra ninguém que estive no Guarani nos anos de 2013 e 2014. Assumi um cargo importante no clube em maio de 2013 pouco depois de dois fatos terríveis, os rebaixamentos de 2012 para a Série C e de 2013 para a Série A2 e o que vivi lá dentro me trazia desespero. Eu, Torcedor que passava grande parte do meu tempo destacando e engrandecendo esta marca, este clube, este time, me deparei com um Guarani destruído e sem nenhuma perspectiva de melhora, vi a ruína, vivi e fui personagem certamente do pior momento histórico do nosso Guarani e confesso, quando deixei o clube em julho de 2014 temia pelo pior.

Hoje finalmente o Guarani conseguiu se recuperar daquela fase terrível, o trabalho feito de 2015 em diante conseguiu surtir resultado e devolveu ao Bugre dois degraus importantíssimos, a volta à Série B do Brasileiro e à Série A1 Paulista. Então só me resta aqui dizer obrigado a quem conseguiu reconstruir o que eu vi e vivi destruído.

Os problemas do Guarani acabaram e estão todos resolvidos? Claro que não, restam muitos, sei pelo pouco contato que tenho com as pessoas que administram o clube hoje em dia que são tão grandes quanto eram quando lá estava, a diferença é que hoje há perspectivas, algo que naquela época não havia.

Mas chega dessa viagem destrutiva! Sabe o que esses dois acessos recentes significam?

Significam que o Guarani está apenas a um degrau do seu único e merecido lugar a Série A1 do Paulista e a Série A do Brasileiro! Alguém já tinha parado pra pensar nisso? É isso mesmo, só falta um acesso daqueles todos que tínhamos que conquistar, aquele mar de lama em que a gente estava metido, aquele atoleiro está ficando pra trás, ao menos dentro de campo, e isso já é muito a comemorar.

Então desta vez meu pedido é simples: Boleirada, entrem em campo com se esse fosse o jogo mais importante das suas vidas, desta vez ele é realmente, pois pode significar a primeira comemoração de titulo de tantos pais de família que toda santa semana deixam seus compromissos, suas famílias, esposas, filhos e filhas em casa, ou levam todos juntos de mãos dadas pro Brinco de Ouro, e esse povo que em 2000 era levado pro Brinco pelos próprios pais merece coroar essa passagem de “fase” com um troféu de campeão! Muitos deles cresceram e hoje levam seus próprios filhos, este é o presente que estas famílias precisam ganhar.

E a gente? Ah, a gente vai estar lá de novo cantando, pulando, gritando, torcendo, vibrando e BUGRINANDO! Porque é só isso oque a gente sabe fazer, BUGRINAR, e de BUGRINADA em BUGRINADA a gente vai crescendo, voltando e chegando, e quando ninguém perceber tá a gente lá de volta onde a gente merece estar!

Sábado é disputa de título, sem nada disso de já ganhou, com todo o respeito que o Oeste merece, mas sábado tem que ser dia de título! Por todos nós, por todos vocês e pelo nosso Bugre!

Vamos lá buscar?

A gente se vê no Brinco!!!

 

Marcos Ortiz

Advertisement

Melhores Momentos – Guarani 2×3 Fiqueirense


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima partida

Campeonato Brasileiro - Série B

Paysandu-PA X Guarani FC

Campeonato Brasileiro - Série B

Local: Estádio da Curuzu
Data: 24/07/2018
Horário: 20:30

 

+ Recentes

Jogos e Resultados

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.