Siga-nos

Marcos Ortiz

Opinião: Você está preparado? INCONDICIONALMENTE É…

Publicado

em

Foto: Marcos Ortiz - Planeta Guarani.

Muitas vezes ouvimos o termo “apoio incondicional, irrestrito, total e absoluto”. Sim, isso é comum, da mesma forma que é comum esta condição de apoio estar atrelada a um “se”, desde que”, “porem”, “mas”… ou alguns outros termos.

Vamos dar uma conferida no significado da expressão incondicional?

Incondicional: que não depende de, não está sujeito a qualquer tipo de condição, restrição ou limitação

Incondicional é um adjetivo que classifica alguma coisa que não depende de nenhuma espécie de condições, é o antônimo de condicional. Também significa absolutototal.

Eu só vou ao jogo se…”, isso não é incondicional.

Eu acredito se…”, “eu acredito, mas…” também não é.

Incondicionalmente é não impor nenhuma condição para determinado caso ou crença. Claro, Não condicionar não significa não questionar, significa apenas estar ao lado, acreditar, independente de qualquer outra situação.

Bom, então vamos lá: Claro que eu gostaria de uma escalação um pouco diferente, principalmente nesta próxima partida que é extremamente decisiva e difícil, mas eu não posso condicionar o meu apoio ou o meu incentivo a isso. Eu estaria impondo a minha vontade, a minha opinião à minha condição de apoiar.

E vou usar esse pequeno trecho para dizer outra coisa: Incondicional quer dizer de qualquer maneira, em qualquer situação, em qualquer cenário, independente de tudo. Com isso vou responder algumas perguntas que me vieram de forma rápida e simples: O acesso não pode estar condicionado a um contrato de terceirização, cogestão, ou qualquer outro nome, se vamos focar e buscá-lo com todas as nossas forças, isto não pode estar condicionado a nada. Pronto, falei.

Nós chegamos a um momento decisivo onde o objetivo depende de nós mesmos e de nós todos. Recentemente escrevi que era preciso que todos dissessem sim para ser possível, até agora quase todos disseram. Falta gente, falta a comissão técnica e o elenco, não uma parte deles, mas todos. A resposta deles pode vir sem palavras, pode vir com atuações, claro, seria bom se dissessem, mas mostrarem já serve, alias, serve muito mais, porque atitude vale mais que palavra.

Essa coluna será curta, acredite. A única função desse texto é dizer que temos um jogo decisivo no sábado, que temos direitos como Torcedores sim, e constantemente reclamamos nossos direitos quando eles não são atendidos, mas também, como em tudo na vida, temos deveres, e nosso primeiro e maior dever é estarmos presentes. Esse é o nosso dizer sim, estarmos presentes.

Quando o Guarani entrar em campo no sábado ele não pode ver um público pequeno nas arquibancadas, psicologicamente isso poderá ter uma mensagem de pouca confiança e agora o momento é totalmente o oposto disso, é hora de apoio, incentivo e de acreditar.

Já é difícil, já perdemos boas oportunidades de pontuar, já desperdiçamos resultados importantes e sentimos falta deles hoje, mas isso não mudará, já aconteceu. O que pode mudar é o daqui pra frente e, pra mudar, todos devem mudar suas posturas, comissão técnica e jogadores dentro de campo e nós Torcedores fora dele.

Não condicionar, neste momento, pode ser a única chance que temos. Serão sempre estágios de 90 minutos, serão 11 deles, uma viagem cheia de escalas e paradas onde reabasteceremos e seguiremos adiante, então pelos primeiros 90 minutos desta viagem cabe a nós Torcedores simplesmente mostrarmos que acreditamos incondicionalmente no Guarani.

Acredite, muitos dirão que é impossível, você vai ouvir isso muitas vezes, seja enquanto busca notícias do Guarani, seja enquanto conversa no cafezinho ou tomando sua cervejinha. Você vai ouvir que nosso time é limitado (e realmente é), que nosso treinador é inexperiente e teimoso (e realmente é), mas você não pode permitir que isso mude aquilo que o Guarani precisa: Não condicione!

Se todos apoiarem incondicionalmente, pode dar certo, se todos acreditarem incondicionalmente, pode dar certo, se todos se comprometerem incondicionalmente, pode dar certo e essa é a única condição, acreditar, incondicionalmente!

Se o time estiver jogando bem, cante nas arquibancadas, se estiver jogando mal cante mais ainda e mostre que precisa melhorar, se não melhorar, continue cantando até que eles finalmente entendam que é preciso melhorar, e, se ao final do jogo tudo der certo, acredite, cumprimos menos de 10% do objetivo necessário, então prepare-se porque tem muito mais pela frente.

A gente consegue? Ah, a gente consegue!

Grande abraço

 

Marcos Ortiz

Advertisement
Advertisement

Melhores Momentos – Vila Nova 1×1 Guarani


	
	
	

Clique para ativar o som

Próxima partida

Campeonato Brasileiro - Série B

Boa Esporte-MG X Guarani FC

Campeonato Brasileiro - Série B

Local: Estádio Melão
Data: 20/10/2018
Horário: 16:30

 

+ Recentes

Jogos e Resultados

Copyright © Planeta Guarani - Todos os Direitos Reservados - Permitida Divulgação Apenas com Preservação da Fonte - Desenvolvido por: OZ Sites.