Bugre garante vaga na Copa do Brasil, mas ainda não sabe por qual critério

O gol marcado por Edson Caroca aos 40 minutos do segundo tempo foi importantíssimo para a temporada 2023 do Guarani FC. Com a vitória sobre a Chapecoense na despedida da Série B 2022 o Bugre garantiu sua presença na próxima Copa do Brasil, competição desportiva e financeiramente importantíssima para o clube.
Ao chegar à 10ª colocação e empatar em pontos com o Criciúma-SC (4,128 pontos) e assumir a 33ª colocação no ranking nacional de clubes da CBF, o Bugre garantiu,em tese, a 10ª e última vaga por esse critério graças ao desempate que é feito levando em conta o peso das Federações Estaduais, onde a FPF aparece à frente da Federação Catarinense e jogará a competição nacional.
Mas ainda não podemos cravar que o Bugre dispute a competição por este critério, o Guarani ainda depende do encerramento do Brasileiro da Série A:
Se o São Paulo nas duas rodadas finais da competição se mantiver na atual 9ª colocação o Bugre não vai á Copa do Brasil pelo ranking nacional de clubes, herda uma das vagas destinadas à Federação Paulista como terceiro melhor colocado no Paulistão.
Entenda o caso
O Paulistão terminou com o título do Palmeiras, o São Paulo em segundo e o Corinthians na terceira colocação. A FPF tem cinco vagas na Copa do Brasil, três para os três melhores colocados no Paulistão, uma para o campeão do Troféu do Interior (Ituano) e uma para o Campeão da Copa Paulista (XV de Piracicaba). Até o ano de 2019 o campeão da Série A2 ocupava a última vaga da FPF na Copa do Brasil, mas em 2020 o regulamento foi alterado e a vaga passou a pertencer ao campeão da Copa Paulista, o Guarani chegou a disputar a Copa do Brasil por esta vaga em 2019 após conquistar o título estadual da A2 em 2018.
Porém, a Copa do Brasil nesta temporada levará os nove primeiros colocados da Série A do Brasileiro diretamente à terceira fase da competição, e este é o primeiro critério de classificação, portanto, se o São Paulo se mantiver na nona colocação e com Palmeiras e Corinthians já garantidos no G9, disputariam a Copa do Brasil pela Federação Paulista e Futebol o Red Bull (4º), São Bernardo (6º) e Guarani (7º).
Caso isso se confirme, abriria-se mais uma vaga pelo ranking nacional de clubes, que seria preenchida pelo Criciúma-SC.
Independente de qual vaga ocupe, a última do Ranking ou a terceira pelo Campeonato Paulista,o Bugre estará no Pote C do sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2023.
Marcos Ortiz