Federação Paulista divulga campeonato com 11 jogos, mas ainda briga por final em ida e volta
Agora que já sabemos quais serão os adversários no Campeonato Paulista 2026 e a fórmula de disputa da competição, um tema porém, não está claramente definido na próxima edição do Paulistão.
A CBF anunciou que reservou apenas 11 datas para a disputa dos campeonatos estaduais na próxima temporada, mas no anúncio do calendário 2026 declarou que estavam em aberto os campeonatos Paulista e Carioca, que tentavam negociar uma 12ª data.
Pois bem, após o sorteio dos jogos e do anúncio da fórmula de disputa da competição, o próprio presidente da Federação Paulista de Futebol disse, em entrevista, que: “Fizemos o campeonato dentro do que poderíamos decidir, com 11 datas. Vamos, sim, com diálogo, com presença na CBF, tentar conseguir a segunda final, que é muito importante para o campeonato, para patrocinadores, vamos trabalhar. O que decidimos hoje é o que podemos executar”.
Mais adiante, Reinaldo Carneiro Bastos deixou claro que ainda tenta a liberação de mais uma data para que a decisão do Paulistão aconteça em jogos de ida e volta: “É um consenso de todos os clubes e da federação, pois 12 datas valoriza a competição”.
Independente de ter 11 ou 12 datas, a fórmula de disputa é inovadora e traz desafios grandes aos times do interior. A competição não tem grupos, a classificação será por campanha de um modo geral, com as equipes se enfrentando conforme definido por sorteio de potes, e as 8 equipes que fizerem melhor campanha se classificarão para a fase de quartas de final, com as duas últimas colocadas sendo rebaixadas para a Série A2 de 2027.
O Bugre, que esteve na posição 2 do Pote C, enfrentará as equipes do seu pote, Portuguesa e Velo Clube, disputará o Dérbi 213 e enfrentará outras cinco equipes dos outros três potes: Santos, Palmeiras, Primavera, Botafogo e Novorizontino.
A Federação Paulista divulgará futuramente a tabela básica com a ordem e as datas bases dos jogos.
Marcos Ortiz

