Everton Brito é apresentado no Guarani pregando foco no acesso e protagonismo coletivo
O atacante Everton Brito concedeu entrevista coletiva como novo contratado do Guarani, detalhando suas expectativas e objetivos para a sequência da temporada. O jogador, que chega após uma passagem pelo América-MG, mostrou-se entusiasmado com a oportunidade de defender o Bugre e traçou o acesso à Série B como a grande meta.
Negociação e vontade de vestir a camisa
A vinda de Everton Brito para o Brinco de Ouro não é um desejo recente. O atleta revelou que as tratativas com a diretoria foram bastante simples, impulsionadas pela sua familiaridade com a cidade e com a instituição. O atacante também confirmou que houve uma tentativa de negociação na primeira janela de transferências, que acabou esbarrando na falta de liberação por parte do América-MG.
Agora, com o desfecho positivo, o jogador celebrou a transferência e afirmou estar muito feliz por finalmente integrar o elenco Bugrino.
Condição física e prontidão
Questionado sobre um recente problema muscular que antecedeu seu último jogo, Everton foi rápido em tranquilizar a torcida sobre sua condição física:
O incômodo relatado pelo treindor Élio Sizenando na entrevista pós jogo foi tratado apenas como um pequeno desconforto. O atacante garantiu que estará no campo neste fim de semana para treinar junto com o restante do grupo.
A expectativa do atleta é já estar à disposição para ajudar o Guarani de forma imediata nos próximos compromissos.
Mentalidade de grupo
Ao abordar a troca de um time estruturado na Série B por uma equipe que luta na Série C, Everton ressaltou que seu foco atual é 100% no Guarani e estabeleceu um roteiro claro: primeiro alcançar o G8 e depois brigar pelo acesso. Quando questionado sobre a busca por um papel de protagonismo individual na equipe, o atacante deu a declaração mais importante da coletiva, evidenciando o espírito de equipe necessário para a recuperação:
“O protagonismo tem que ser do grupo, né? É conquistar o acesso junto, não tem que ser um só ou outro, tem que ser todo mundo junto pra poder conquistar esse acesso.“
Pressão por gols e aplicação tática
O sistema ofensivo do Guarani tem sido cobrado pela escassez de gols, um ponto que Everton encara com naturalidade. Ele explicou sua visão sobre o papel do atacante e como pretende contribuir:
A prioridade, segundo o jogador, é garantir a vitória do time, independentemente de qual atleta empurre a bola para as redes.
Taticamente, Everton destacou sua forte contribuição no sistema defensivo, auxiliando na marcação desde o campo de ataque para evitar que a equipe sofra gols. O atacante reconhece a necessidade de pisar na área e acredita que, com o decorrer dos jogos, as oportunidades surgirão e a questão dos gols será resolvida naturalmente.
Marcos Ortiz

