Goleada sobre o Avaí coloca Bugre em 3º e abre pequena possibilidade de acesso antecipado

Goleada sobre o Avaí coloca Bugre em 3º e abre pequena possibilidade de acesso antecipado
Comemoração após o gol de Lucão do Break sobre o Avaí. Foto; Thomaz Marostegan/Guarani FC.

Depois da grande atuação e da goleada sobre o Avaí, no último sábado, no Brinco de Ouro, o Guarani tem uma segunda-feira de muita torcida na sequência da 36ª rodada que acontece nesta segunda-feira. O feriado da proclamação da república reserva todos os confrontos que interessam ao Bugre para a tarde/noite.

Após a vitória, o Bugre subiu da sexta para a terceira colocação, chegando aos 59 pontos, e depende apenas de suas forças para buscar o acesso. O caminho ainda é difícil, o famoso jogo a jogo, que vem nos acompanhando nas últimas seis rodadas, ainda é a palavra de ordem no Brinco.

continua após a propaganda

Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger

Para terminar a rodada na terceira colocação, a torcida começa às 16:00, quando, em Brusque, Brusque e CRB se enfrentam. Em sexto lugar com 57 pontos, o CRB não pode vencer o jogo, um empate basta para o Bugre, mas uma derrota dos alagoanos seria o cenário ideal. Com 38 pontos, o Brusque abre o Z4 da Série B e esta é uma das últimas oportunidades de tentar fugir do rebaixamento.

E às 20:00, em Belém-PA, o Remo, que demitiu o técnico Felipe Conceição e terá a estreia de Eduardo Baptista, recebe o Goiás. O Remo corre riscos de rebaixamento, está apenas três pontos à frente do Brusque, primeiro time no Z4, e precisa vencer a partida. Aqui a torcida também é ao menos por um empate, que levaria o Goiás à mesma pontuação do Bugre, mas atrás no número de vitórias. O melhor de todos os resultados é vitória do Brusque.

Acesso antecipado

Para garantir o acesso na próxima rodada, o Bugre não depende apenas de suas forças, precisa de uma grande combinação de resultados, o principal deles, vencer o Goiás, no Brinco de Ouro da Princesa.

Um empate do Goiás diante do Remo, combinado com uma vitória Bugrina, já são suficientes para que os goianos não alcancem mais o Guarani na classificação, na última rodada. As equipes, considerando que o Bugre vença o confronto direto com o Goiás na penúltima rodada, poderiam no máximo empatar em pontos (62), mas o Guarani levaria a melhor no número de vitórias (17 x 16).

Mas a torcida não para por ai, além de torcer por uma derrota do CRB, para poder garantir o acesso antecipado, é necessário ainda que os alagoanos não vençam o Vitória na próxima rodada. A partida será em Maceió, e com ao menos um empate, desde que o CRB não tenha vencido a partida desta segunda-feira, os alagoanos também não alcançariam mais o Bugre na classificação, e com estas combinações, a quarta colocação já estaria assegurada ao final da partida com o Goiás, na próxima segunda-feira.

Resumindo, derrotas de Goiás e CRB nesta rodada, combinadas com um empate de CRB x Vitória e a vitória do Bugre sobre o Goiás na próxima, garantem o Bugre na Série A de 2022.

Outro resultado que pode garantir a vaga antecipada, caso o CRB vença alguma das duas partidas é o confronto entre Coritiba x CSA, marcado para domingo (21), em Curitiba. Aqui basta o CSA não vencer, e isso combinado a uma vitória Bugrina sobre o Goiás faz com que o CSA não alcance mais o Bugre na classificação.

A prudência manda tentar secar o Avaí, mas é mais difícil. Os catarinenses tem dois jogos vencíveis, Náutico e Sampaio Corrêa, mas nunca é demais torcer ao menos por um empatezinho deles na próxima rodada também.

Tudo isso passa diretamente pela vitória sobre o Goiás, o mais importante de todos, mas vale muito torcer nesta e na próxima rodada, que pode marcar, caso tudo de certo, o retorno do Bugre à elite do futebol brasileiro depois de 11 longos anos.

Marcos Ortiz