Opinião: O Bugrão vai subir!!! Esse time não sobe!!! Afinal, o que realmente importa agora no final da Série B?

Opinião: O Bugrão vai subir!!! Esse time não sobe!!! Afinal, o que realmente importa agora no final da Série B?
Foto: Thomaz Martostegan/Guarani FC.

Os Torcedores Bugrinos tem travado um duelo pelas redes sociais. De um lado estão os que acreditam e defendem o trabalho do treinador Umberto Louser e do elenco que atualmente ocupam a quinta colocação na Série B do Campeonato Brasileiro, distante apenas um ponto do quarto colocado, do outro lado estão os incrédulos que a cada tropeço da equipe, destilam seus comentários de descrença e desconfiança contra treinador e time.

Os crédulos acreditam naquilo que esperam acontecer, os incrédulos apoiam seus comentários baseados em experiências anteriores. É comum ler que em tal temporada o Guarani teve tal situação e aconteceu tal fato, ou que a equipe não tem fôlego para a reta final da competição.

continua após a propaganda

Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger

E qual deve ser a linha de raciocínio, afinal? Sinceramente? Isso é que o menos importa, quem acredita, acreditará até o fim, quem não acredita, não acreditará, a não ser que veja o fato consumado. É perda de tempo debater, é questão de conceito pessoal.

O que posso dizer nesse momento, que cá entre nós, é o mais importante da história recente do Guarani FC, pois pode devolver o clube à elite do futebol brasileiro após tantos e tantos anos, é que, o que já aconteceu, aconteceu, não mudará. Os fracassos, derrapadas, acessos possíveis e não conquistados, já aconteceram, não mudarão. Nada fará o Guarani voltar no tempo e reverter aqueles resultados.

O que pode mudar, e pra isso depende de cada Torcedor Bugrino pra acontecer, é o que acontecerá de agora em diante. E o desafio já não é mais tão grande, das 38 rodadas da Série B, 32 já se passaram, restam apenas seis jogos para o final da competição, e eles serão disputados em pouco mais de 30 dias. Sim, a competição termina no dia 25 de novembro.

Neste momento nossa opinião é irrelevante, o objetivo é a única coisa que importa. O Guarani está onde sonhamos que estivesse nas últimas temporadas todas, e se bateu na trave em 2021, acredite, nesta temporada está muito, mas muito mais próximo de subir, e lá em 2021 faltou tão pouco, não é mesmo?

São seis jogos, três em casa e três fora. A tendência é que com quatro vitórias a equipe alcance a Série A, e observe, são três jogos em casa, onde você pode fazer a diferença com seu incentivo, seu grito, seu canto. Um Brinco de Ouro cheio não é fácil de ser batido, um Brinco de Ouro esvaziado é só mais um “estádio adversário” a ser superado pelas outras equipes.

Em fim, meu amigo Bugrino, eu não quero mudar a sua opinião, eu não quero te convencer a acreditar no acesso do Guarani, tudo o que eu quero é dizer que o acesso do Guarani FC é possível, e se é possível, qual é o papel do Torcedor? Ocupar redes sociais destilando descrença, paulada, críticas e ofensas às pessoas que hoje são as únicas capazes, dentro de campo, de levarem o Bugre de volta à Série A do Campeonato Brasileiro? Sim, porque se o elenco é forte ou fraco, bom ou ruim, não é possível colocar um único jogador novo no meio dele, são e serão estes até o fim, o objetivo será ou não será alcançado por eles, jogadores, comissão técnica e staff envolvido no futebol profissional Bugrino.

A pergunta que fica é só uma: Você quer ter razão afirmando que o Guarani não sobe, ou quer ser feliz vendo o Guarani subir? Se a resposta for “eu quero ter razão”, eu pergunto: Onde está reservado um lugar pra felicidade na sua vida? Torcedor é aquele que torce, a única coisa que podemos fazer é torcer, acreditem, já tem gente de mais que não acredita no Guarani, ou que torce pelo seu insucesso, e esta legião de pessoas não precisa do ingresso de Bugrinos, seus compromissos são outros.

O argumento final é básico, não torcemos por pessoas, jogadores, dirigentes, diretores ou presidentes, torcemos pelo Guarani Futebol Clube, fundado em Campinas, no dia 02 de abril de 1911, cuja maior conquista é o Campeonato Brasileiro de 1978 e que tem agora como maior desafio, voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. É você, que se diz Bugrino, que voltará suas costas a essa entidade no momento mais importante dos últimos anos da história deste clube?

Acredite, a única coisa que pode mudar é o Guarani entrar no G4 e ao final, subir, e isso passa diretamente por você, por mim, por cada Bugrino. Se você acredita, continue acreditando, se você não acredita, ao menos torça, afinal, o que é um torcedor? É todo aquele que torce…

Restam seis decisões, você estará ao lado do Guarani nelas? Então torça pra que você que não acredita, não tenha razão, eu vou torcer muito pra que quem acredita ou quem não acredita, seja feliz, pois creio que o acesso do Bugre faça qualquer Bugrino feliz. E se não der certo? Paciência, eu torci…

Marcos Ortiz