Técnico Maurício Souza fala sobre planos para as categorias de base do Guarani FC
Anunciado pelo Guarani como treinador para a temporada 2025, o técnico Maurício Souza (50), ainda não se apresentou ao clube. Na manhã da última terça-feira (10), o treinador falou sobre seu acerto com o Bugre, montagem do elenco, perfil de trabalho, sistema de jogo, entre outras coisas, em entrevista ao PodCast Fora do Jogo, conduzido por João Pedro Scofano.
Treinador por muitos anos atuando em categorias de base de clubes como Botafogo, Flamengo, Athletico-PR e Red Bull Bragantino, o treinador deixou clara sua visão em relação ao aproveitamento das categorias de base:
Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger
“Creio que a base tem que estar totalmente acoplada ao Departamento Profissional, principalmente o Sub-20. o (Sub) 20 tem que estar completamente acoplado, justamente pro treinador poder conhecer quais são os jogadores, estar pinçando alguns jogadores para treinar com ele, para ele conhecer melhor determinada posição“.
“É claro que quando você chega a um clube, senta com o coordenador da base, com o gestor e ele vai te dar um panorama sobre todos os jogadores que ele tem, os expoentes, os jogadores que ele entende que no futuro próximo possa estar figurando na equipe profissional, e você, conhecendo isso, eu por exemplo, acho muito mais interessante ao treinador poder estar pinçando jogadores dali e lançando, botando da maneira como ele quer, do que ir ao mercado buscar jogador de qualquer maneira“.
“Se eu tenho recursos, como muito clube tem recursos de ir ao mercado e trazer aquele jogador que ele quer, ok, mas nem sempre isso é possível, nem sempre é isso o que acontece. Às vezes chega um jogador lá que é o que se pode trazer e você não sabe o quanto ele tem de “fome”, o quanto ele realmente vai se empenhar, e muitas vezes o jogador da base tem isso, ele quer aparecer, quer se mostrar pro cenário nacional, quer se mostrar pra equipe que ele defendeu o tempo todo na base. Então, eu, se não tiver recursos para trazer aquele jogador que eu quero, eu prefiro trazer o jogador da base“.
Em outro momento da entrevista, ainda no mesmo tema, Maurício Souza lembrou que tem um vasto cadastro de atletas que conheceu em categorias de base, com perfis diversos, e idades distintas:
“Eu não tinha mais a intenção de ser treinador de base, a equipe Sub-23 do Red Bull disputava competições profissionais, mas minha vida e formação toda passei, desde o Sub-11, então passei por várias gerações, desde a geração 1993 até a geração 2004, 2005, eu conheço muitos jogadores. Tenho um banco de dados legal de jogadores, e isso é importante pra gente apresentar também como possibilidades de contratação, não quer dizer que a gente vá contratar, mas é uma possibilidade“.
“Isso não quer dizer que a gente vá montar um time só com jogadores novos, a gente está montando uma equipe pautada no equilíbrio, mas é claro que eu apresentei ao Pastana alguns nomes desses jogadores, porque entendo que são jogadores que já estão prontos para pontearem em equipes profissionais em um campeonato tão difícil como é o Campeonato Paulista“.
Em outra postagens abordaremos o que o treinador disse sobre sua chegada ao Guarani, sua metodologia de trabalho, conceitos de jogo e também a atuação na montagem do novo elenco Bugrino. Abaixo você ouve a íntegra das declarações retiradas de um total de praticamente 2 horas de duração.
Marcos Ortiz