Pastana fala em 20 atletas, confirma renovação de volante e saída de atacante
Após a apresentação do técnico Maurício Souza que aconteceu em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (17), o executivo de futebol do Guarani, Rodrigo Pastana, falou sobre a montagem do elenco, contratações, e até divulgou uma saída de atleta que ainda tinha contrato, e uma manutenção de atleta que já tinha seu contrato encerrado.
Segundo Pastana, quem deixa o Guarani é o atacante João Victor, que foi negociado com o futebol sul coreano, e quem assinou novo vínculo foi o volante Anderson Leite, mas o prazo de duração do contrato não foi divulgado.
Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger
“Sobre os atletas que tem tido informações de negociações, o Matheus Bueno tem algumas propostas e o Caio Dantas também tem algumas propostas, não é só a do Atlético-GO. Não tem nada negociado, o João Victor sim, foi negociado com o futebol coreano“(correção: posteriormente o próprio Rodrigo Pastana corrigiu a informação, e João Victor seguiu por empréstimo ao Tokushima Vortis do Japão), disse o executivo, que em seguida falou sobre outros atletas que podem permanecer do elenco de 2024:
“Nós estamos estudando caso a caso e o mercado ele continua aquecido como ano passado, não caíram ainda na realidade, os números continuam muito altos. Esse ano não tem mais as luvas de Libra e Liga Forte e o dinheiro que havia no mercado ano passado, mas os agentes continuam pedindo salários altíssimos aos atletas. A gente segue negociando com eles com paciência, aos poucos, sobre os atletas que tem as características que pertencem às do trabalho do Maurício“.
“Não é uma tarefa fácil, a gente tem dois campeonatos totalmente distintos, mas dentro disso temos uma programação de ter alguns atletas que disputaram apenas o Campeonato Paulista, porque é um campeonato muito duro, onde o Guarani tem seus objetivos“.
Pastana entende ser importante ter atletas como Gabriel Mesquita, Isaque e Alan Santos, ambos com passagens recentes pelo clube: “O intuito foi trazer atletas que já conhecem o stafe do clube, já conhecem nossa Torcida, o dia a dia, a nossa rotina. Sabem da dificuldade que é, da cobrança que é e isso facilita também pro nosso vestiário, porque são lideranças positivas“.
“O Isaque sempre foi uma liderança técnica, o Alan Leite sempre foi uma liderança positiva, e o Anderson Leite (deixando escapar o acordo para permanência), sempre foi uma liderança super positiva. O Gabriel (Mesquita) já passou por aqui e teve bons jogos, a gente acredita que esses jogadores possam nos ajudar bastante“.
“O Caio Mello foi uma indicação do nosso departamento de “scout” que também foi referendada pelo Maurício“.
Por fim, sobre novos anúncios, ele acabou finalmente confirmando a data de início da pré temporada e a chegada de muitos atletas: “Visto que a gente se apresenta já no dia 26 para a pré temporada, devemos ter ao menos uns 20 atletas apresentados até lá. Nossa ideia é continuar nossa procura, tem alguns atletas que já estão apalavrados, alguns atletas que ainda falta assinatura e o papel é importante, pra que a gente não os perca na metade do caminho“.
Durante a entrevista de apresentação do técnico Mauricio Souza, que não repercutiremos em texto, porque tratou-se, ao nosso entendimento, de uma repetição de todos os temas trazidos em matéria feita sobre as falas ao Podcast “Fora do Jogo”, o treinador detalhou o período de treinamentos do Guarani: “A gente incia a pré temporada no dia 26, interrompe no dia 30 para as festas de ano novo, volta no dia 02/01 e no dia 06 a gente viaja para Lindoia (Oscar Inn) e só volta na véspera da estreia na competição“.
Marcos Ortiz