Bugre encerra turno com vitória e metas atingidas – O que vem pela frente?
A vitória por 1×0 sobre o Atlético-GO encerrou o primeiro turno da Série B para o Bugre. O gol marcado por Derek foi o 24º gol marcado pela equipe, encerrando a primeira metade da competição como 3º melhor da competição, ao lado do Novorizontino, atrás apenas de Sport (29) e Vitória (28), mas o Vitória ainda joga pela 19ª rodada e pode ampliar a vantagem.
Nesta primeira metade, Derek é o vice artilheiro da competição com 08 gols marcados, 2 gols atrás de Vagner Love (10), e mais, Bruno Mendes vem na terceira colocação na artilharia com 6 gols marcados até aqui. Os números poderiam ser ainda melhores, afinal, o Guarani desperdiçou duas cobranças de penalidades, uma com Régis, outra com Isaque, e uma das principais dificuldades do time é a finalização, tamanha a quantidade de gols desperdiçados nestes primeiros 19 jogos.
Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger
Já no setor defensivo o Bugre também vem bem. Até aqui a equipe tem a 4ª melhor defesa da Série B, atrás de Vila Nova (8), Novorizontino (11) e Criciúma (12). O Bugre está empatado com o Vitória neste quesito,mas os baianos encerram apenas nesta 2ª feira o primeiro turno.
Na sexta colocação neste momento, dois pontos separam o Guarani do 4º colocado (Vitória – ainda joga na rodada). A frente do Bugre estão Novorizontino, Vila Nova, Sport, Vitória e Criciúma, e nos confrontos diretos contra estas equipes o Bugre acumula 05 pontos somados,mas com apenas um jogo disputado em casa, quando venceu o Vitória por 2×0, todos os outros confrontos foram fora de casa: Derrota para o Novorizontino (1×0), empate com o Vila Nova (0x0), derrota para o Sport (1×0) e empate com o Criciúma (1×1).
No returno serão 4 destes confrontos em casa e apenas um fora.
O Bugre terminou a primeira metade da competição como a excelente 2ª melhor campanha como mandante (22 pontos), atrás apenas do Sport (25 pontos), em casa foram 07 vitórias (Avaí, Ituano, Sampaio Corrêa, Vitória, Mirassol, Londrina e Atlético-GO) , 01 empate (Chapecoense) e 01 derrota (CRB), um aproveitamento de 81,48% dos pontos disputados. Já como visitante a campanha deixou a desejar, nos 10 jogos fora de casa o Bugre tem a 9ª melhor campanha (10 pontos), acumulando 02 vitórias (Ceará e ABC), 04 empates (Dérbi, Vila Nova, Tombense e Criciúma), e 04 derrotas (Juventude, Sport, Novorizontino e Botafogo), um aproveitamento de 33,33% dos pontos disputados.
O aproveitamento no primeiro turno foi de 56,18% dos pontos, o que daria ao Bugre uma pontuação final de 64 pontos, o que até aqui foi suficiente e até superior para a maioria dos acessos nas temporadas anteriores da Série B.
Mini Metas
Nós consideramos duas Mini Metas no nosso planejamento, a original, implantada pelo falecido técnico Vadão, e uma adaptação a ela que fizemos quando da chegada de Umberto Louzer, e o Guarani vai bem nas duas.
Em relação ao planejamento de Vadão (10 pontos em cada 18 disputados + o resultado dos Dérbis), o Bugre superou em 01 ponto, chegando aos 31 que se somam ao ponto conquistado no Dérbi fora de casa, totalizando 32 pontos. Se conseguir atingir as 3 mini metas de 6 jogos restantes e vencer o Dérbi do returno no Brinco de Ouro o Bugre chega aos 65 pontos ao final da competição, mais uma vez frisamos que esta pontuação foi mais que suficiente em todas as edições da Série B por pontos corridos, exceção ao ano de 2012 quando a linha de corte ficou nos 72 pontos.
Já na nossa adaptação, quando Umberto assumiu o Comando da equipe nós separamos cinco mini metas de 05 jogos cada, onde o Bugre teria que somar 09 pontos a cada 15 disputados e vencer o Dérbi do returno. Naquele momento o Bugre tinha 16 pontos somados, neste nosso planejamento a equipe faria mais 45 pontos, e, vencendo o Dérbi, 48 pontos, atingindo a marca de 64 pontos (suficiente em praticamente todas as temporadas).
Neste planejamento o Bugre superou a primeira mini meta fazendo 10 pontos em 5 jogos, e a partida contra o Atlético-GO foi a 2ª da segunda mini meta, onde o Guarani já acumula 06 pontos, com grandes chances de superar os 9 pontos e acumular ainda mais gordura para a sequência da competição.
No primeiro turno o Guarani disputou 10 jogos fora de casa e 9 jogos em casa, no returno serão 9 jogos fora e 10 jogos em casa. Se repetir o aproveitamento de 84,48% (24 pontos) nos jogos em casa e 33,33% (9 pontos) nos jogos fora de casa, o Bugre termina a competição com 65 pontos, pontuação suficiente em todas as Séries B anteriores, exceção ao ano de 2012.
Marcos Ortiz