O Guarani de Ben-Hur mudará ou manterá a mesma cara? O que eu espero do Dérbi 203

O Guarani de Ben-Hur mudará ou manterá a mesma cara? O que eu espero do Dérbi 203
Ben-Hur Moreira, técnico interino do Bugre. Foto: Thomaz Martostegan/Guarani FC.
Clí­nica SOU

A saída do ex técnico Daniel Paulista e sua comissão trouxe um ambiente difícil e diferente para o Brinco de Ouro da Princesa e para a Torcida Bugrina. Há muito, muito tempo, mais de 35 anos, o Guarani não chegava a um dérbi sem treinador efetivo na beira do gramado.

Mas com a saída de Daniel Paulista não posso acreditar que o Guarani tenha mudado para manter, prefiro acreditar que o Guarani mudou para mudar. Espero que toda a aflição que o Torcedor Bugrino está vivendo nestes dias termine com um final feliz, com um time organizado, capaz de jogar um Dérbi com a vontade de dedicação que partida exige, e principalmente, com as melhores escolhas dentro de campo, seja entre titulares, seja entre reservas, e principalmente naqueles que vão entrar no decorrer da partida.

Mudar pra manter não faz sentido. O Guarani só perde o Dérbi pra ele mesmo, se conseguir se organizar e igualar na vontade, ganha! Porém três sessões de treinamento não são suficientes pra mudar a cara de um time, ainda que sob comando novo, ou melhor, sob comando diferente, afinal Ben-Hur Moreira trabalhava na organização e montagem dos times de Daniel Paulista.

Quando vermos o time do Guarani divulgado uma hora antes do início da partida saberemos se tudo o que vimos em campo nesta temporada toda foi conceito de treinador, ou se é conceito de trabalho, e ai poderemos tomar algumas conclusões. A saída de Daniel Paulista, se o time mudar, será ainda mais justificada, mas se o time se mantiver ficará exposto que o conceito não era do treinador, será o “cardápio da casa”.

FRAGILIDADES IGUAIS NO DÉRBI, VIRTUDES DIFERENTES

O Dérbi deste domingo marcará o encontro de duas equipes que até aqui mostraram fragilidades muito parecidas. Tanto o Bugre quanto o adversário tem em seus sistemas defensivos as peças mais vulneráveis, tanto pelas beiradas do campo quanto pelo miolo da zaga e a cabeça de área.

Já as virtudes são diferentes, o adversário marca lá em cima, tenta tomar a bola o mais próximo do gol possível, e quando toma desce em bloco, porque seus atacantes estão no campo de ataque, já o Guarani apostou até aqui na recomposição defensiva, ou seja, em tomar a bola, ou lutar por ela, no seu próprio campo, assim, quando rouba a bola tem seus atacantes distantes do gol e obriga o time a um desgaste físico muitas vezes desumano.

A principal virtude do Guarani é a velocidade, porém na contramão desta velocidade vem a falta de gols. O time cria, finaliza muito, mas concretiza muito pouco, e o desgaste físico pode ser o principal causador desta deficiência.

O remédio para este problema pode ser espelhar, marcando alto, no campo de ataque, e pra isso é fundamental um meio de campo mais povoado, isso protege a defesa, auxilia no ataque e mantém atacantes próximos da grande área onde realmente fazem a diferença.

E O QUE ESPERAR DO GUARANI NO DÉRBI 203?

Esperar organização tática, blocos próximos e bem definidos, gente que sabe marcar, marcando, gente que sabe atacar, atacando, e deixando quem sabe chutar de fora da área chutando. Parece básico, mas não é, no Guarani até aqui os atacantes se destacam pela marcação, os defensores e meio campistas tem se tornado opções de ataque e o ataque não produz.

Até o time entrar em campo eu acredito muito na mudança de postura, e se mudar, tem tudo pra vencer o jogo. A peça fundamental pra dar essa vontade a mais aos jogadores somos nós os Torcedores. Enquanto a bola estiver rolando nós temos que dar combustível ao time mantendo a equipe no jogo.

Então, se pudermos ter muitos Bugrinos nas arquibancadas reforçaremos o time, mas o fundamental é a qualidade de quem estiver lá. Vamos ao Brinco para levar o Guarani a mais uma vitória no Dérbi, neste jogo isso é imprescindível, mas pra isso o Guarani precisa ter mudado pra mudar, não pode ter mudado pra manter.

Simbóra porque o Dérbi chegou e a bola já já vai rolar! Vamos meu Bugre, a bola está com você!

Até amanhã, Torcida Bugrina, e que o Dérbi traga uma virada de ciclo no Guarani e na relação do Bugre com o seu Torcedor!

Marcos Ortiz