Opinião: Guarani 2022, uma sucessão de erros e apegos que podem levar à ruína

Opinião: Guarani 2022, uma sucessão de erros e apegos que podem levar à ruína
Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC.

Nós precisamos falar de Guarani, mas falar com seriedade! Nós (o Guarani) cometemos erros que saltam aos olhos e precisam ser corrigidos, alias erramos até quando tentamos corrigir esses erros.

O principal erro do Guarani foi cometido na avaliação de continuidade do trabalho após o final do Campeonato Paulista, o clube considerou o trabalho como bom quando na verdade não foi. O Bugre brigou contra o rebaixamento até a penúltima rodada, sim, foi só ao vencer a Ferroviária por 2 a 1 no Brinco que o Guarani escapou do rebaixamento, e depois se permitiu enganar com uma classificação vinda por demérito dos concorrentes e não por mérito do Guarani, afinal tanto Água Santa quanto Inter de Limeira poderiam ter avançado se vencessem suas últimas partidas e não venceram.

continua após a propaganda

Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger

A vaga veio com um empate por 0 a 0 em São Bernardo e pronto, o engano estava lá: Corinthians x Guarani nas quartas de final. Por que chamo isso de engano? Simples, quais foram os melhores jogos do Guarani em todo o Paulistão? Os clássicos contra São Paulo e Santos, uma boa atuação contra o Palmeiras e o confronto contra o Corinthians era mais um clássico, só que quem estava lá era o 10º colocado do Paulista, não era sequer o oitavo. Como esperado veio mais uma boa atuação num jogo isolado e pronto, o Guarani concluiu que teve sucesso no Paulistão.

Manteve treinador, considerou que seu elenco precisava de poucos e pontuais reforços pra brigar pelo acesso na Série B e estava redondamente enganado. O time na Série B tinha tudo para ser o mesmo do Paulista, e está sendo, ou todos nós já esquecemos das derrotas para Botafogo e Santo André no Brinco, Mirassol e Ituano fora de casa? É, sobrou o dérbi, uma goleada por 3×0, mas dérbi é o que? Clássico, jogo que atrai holofotes… mais uma boa atuação garantida.

Contratações com critérios equivocados, manutenção da comissão técnica e cinco rodadas depois lá estava o Guarani com seu 05 pontos ganhos, 05 jogos, 05 pontos, 01 vitória, 02 empates e 02 derrotas. O Guarani era 16º colocado ao final destas cinco rodadas, estava fora do Z4, mas o trabalho foi considerado ruim (tardiamente) e Daniel Paulista foi demitido. Ben Hur Moreira comandou a equipe por exageradas três rodadas, fez o que pôde, conseguiu três empates e o time caiu para a lanterna, isso porque o Guarani demorou 13 longos dias para anunciar seu novo treinador: Marcelo Chamusca (outro erro).

Hoje cinco jogos depois de sua chegada qual é a campanha de Chamusca? 01 vitória, 02 empates e 02 derrotas… 05 pontos, os mesmos cinco pontos de Daniel Paulista no mesmo número de jogos, mas é pior, Daniel Paulista perdeu duas vezes fora de casa, Chamusca perdeu uma fora e uma em casa. Daniel Paulista venceu em casa, Chamusca venceu fora, mas não venceu em casa, nas três oportunidades que teve empatou por 1 a 1 com o Vila Nova, perdeu para o Operário por 3 a 0 e empatou com o CSA por 0 a 0, ou seja, não conseguiu vencer em casa três confrontos diretos seguidos.

Pergunto: Por coerência tenho que perguntar, Marcelo Chamusca vai ganhar o que Daniel Paulista não ganhou por que? Sim, o problema também está na formação do elenco e talvez a última tábua de salvação que reste ao Torcedor Bugrino (TALVEZ) é a janela de contratações que se abrirá em 18 de julho. O Guarani vai dar a Michel Alves e Marcelo Chamusca, os pilares atuais do péssimo momento e desempenho do time, a oportunidade de corrigirem o rumo? Eles conseguirão?

Acorda Ricardo Moises, acorda CA do Guarani (Rubens Vicente, André Marconato, Anailson Neves, João Alexandre, Felipe Roselli e Marcos Lena) vocês estão sofrendo de *Síndrome de Estocolmo?

*A Síndrome de Estocolmo é caracterizada por um estado psicológico de intimidação, violência ou abuso em que a vítima é submetida por seu agressor, porém, ao invés de repulsa, ela cria simpatia ou até mesmo um laço emocional forte de amizade ou amor por ele.

Da tempo de corrigir, mas pouco tempo, e hoje uma reação será apenas para conseguir manter o Guarani na Série B, porém o Guarani precisa se desapegar daqueles que estão levando o Guarani ao rumo que ele está trilhando.
São 13 jogos, 02 vitórias, 07 empates e 04 derrotas, 08 gols marcados e 13 gol sofridos, apenas 02 gols marcados nos 07 jogos disputados como mandante. Será preciso “anunciar na OLX” pra desapegar, ou uma reunião do CA resolve isso? Com a palavra os sete integrantes do órgão de gestão, quem espera a resposta? A Torcida do Guarani Futebol Clube.

Marcos Ortiz