Opinião: Com 7 caras novas, quem chega para a defesa e quem deve jogar?

Opinião: Com 7 caras novas, quem chega para a defesa e quem deve jogar?

O Guarani FC já anunciou 12 contratações para a temporada 2024 que começa no próximo domingo, quando a equipe enfrenta o Corinthians, em Itaquera, na primeira rodada do Paulistão.

Alem dos 11 anunciados anteriormente, nesta quarta-feira (17) o clube anunciou a contratação por empréstimo do atacante Marlon Douglas, junto ao Sport. Além deles, o clube tem ao menos mais um atleta contratado que ainda não foi oficializado, trata-se do lateral direito Heitor de 22 anos que vem por empréstimo junto ao Inter-RS.

continua após a propaganda

Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger

Nós vamos analisar individualmente as contratações feitas até o momento para tentarmos entender quem chega disputando posição, ou se eventualmente algum atleta contratado será opção para o decorrer da temporada. Começamos pelos jogadores da defesa.

Goleiro Vladimir – Aos 34 anos, 1,92m, Vladimir chega por empréstimo junto ao Santos, sua contratação veio após a fratura de fíbula do goleiro Pegorari que o afastará dos gramados por todo o primeiro semestre de 2024. O jogador tem longa passagem pelo Santos, interrompida com duas saídas, ambas para o Avaí em 2019 e 2021, quando participou do acesso da equipe para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Chega para disputar posição com Douglas Borges, a disputa será acirrada.

Lateral direito Heitor – Jovem, de 23 anos, 1,74m, o jogador estava emprestado ao Mirassol onde não foi titular durante a Série B do Campeonato Brasileiro. No início da temporada 2023 ele estava no elenco da Ferroviária que terminou o Paulistão rebaixada para a Série A2.

Apesar de ser um atleta promissor, Heitor chega para compor o grupo, sendo alternativa para o lateral titular Diogo Mateus. Ressaltamos novamente que Heitor é o único jogador ainda não confirmado pelo Guarani FC.

Zagueiro Marcio Silva – Aos 22 anos, revelado pelo Coritiba onde conquistou uma Copa do Brasil Sub-20, Marcio Silva esteve emprestado ao Botafogo-SP na última Série B. Com 1,92m de altura, o jogador foi titular em boa parte da competição.

Joga pelo lado direito da zaga e disputa posição no time titular Bugrino.

Zagueiro Pedro Henrique – Também jovem, aos 22 anos de idade, 1,87m, o jogador vem de passagem pelo futebol europeu, estava na Bulgária, atuando pelo Ludogorets Razgrad. É outro atleta revelado na base do Inter-RS onde conquistou um Campeonato Brasileiro de Aspírantes e uma Copa São Paulo de Futebol Jr.

Destro, ele disputa posição na zaga Bugrina com Marcio Silva e Leo Santos.

Zagueiro Rayan – Experiente, aos 34 anos de idade e 1,85m, Rayan chega com a vantagem de poder jogar pelos dois lados da defesa. É um jogador historicamente mais técnico, vindo depois de compor o elenco do Criciúma na última Série B, sem conseguir se firmar entre os titulares. A grande preocupação do Torcedor Bugrino é quanto às constantes lesões que marcam sua carreira.

Rayan é uma aposta para a titularidade, mais experiente, pode caber a ele o papel de “organizador” do sistema.

Zagueiro Leo Santos – Revelado na base do Corinthians, com 1,86m, Leo Santos surgiu como grande esperança da equipe paulistana vindo das categorias de base. Muito cedo foi emprestado ao Fluminense-RJ, e também disputou o último Paulistão pela Ferroviária, equipe que disputará a Série A2 nesta temporada. Sua última equipe foi o Ceará durante o Brasileiro da Série B 2023. Ainda pertencente ao Corinthians, o jogador chega por empréstimo até o final da temporada.

Leo Santos também atua como volante. Chega como favorito à vaga de titular pelo lado direito, mas como Rayan, é um atleta que teve sua careira marcada por graves lesões e precisa se reafirmar no cenário futebolístico.

Lateral esquerdo Hélder – Jogador mais experiente do elenco, Hélder tem 35 anos, 1,79m e também estava no elenco do Criciúma que conseguiu subir para a Série A em 2023. Não foi titular na sua posição e disputará pela primeira vez a Série A1 do Campeonato Paulista.

Chega para disputar posição com Mayk, mas pela experiência, leva vantagem na briga.

São 7 contratações para o sistema defensivo, um goleiro, quatro zagueiros e dois laterais. Destes atletas, na nossa análise, Vladimir, Rayan e Leo Santos são candidatos á titularidade, enquanto Marcio Silva briga por posição na zaga e Hélder também briga pela posição na lateral esquerda.

Na nossa avaliação, antes de a bola rolar, Pedro Henrique e Heitor serão opção para necessidades ao longo da temporada, tanto no Paulista quanto na Série B.

Na nossa opinião a escalação inicial ideal do setor para a estreia no Paulistão seria: Douglas Borges; Diogo Mateus, Marcio Silva, Rayan e Mayk. Na variação de escalação, pelos nossos critérios de análise, Umberto Louser pode até optar na estreia por Douglas Borges; Diogo Mateus, Leo Santos, Rayan e Hélder.

Marcos Ortiz