FPF muda critérios de vagas na Copa do Brasil – Em que afeta o Bugre?

Com a divulgação do regulamento, grupos e da tabela base dos jogos do Campeonato Paulista 2023, a Federação Paulista de Futebol anunciou uma alteração no que antes se chamava Troféu do Interior, que agora deixa de existir, dando lugar à Taça Independência, uma homenagem ao 200º aniversário da Independência do Brasil.
O Bugre disputará o Paulistão inserido no Grupo B ao lado de São Paulo, Mirassol e Água Santa, os critérios de disputa seguem os mesmos, com os times se enfrentando em turno único os times dos outros grupos e com os dois primeiros colocados de cada grupo avançando e se enfrentando em jogo único na fase de Quartas de Final da competição.
Mudança de Critério para Vagas na Copa do Brasil
A principal mudança vem nos critérios que definirão os 5 representantes pela FPF na Copa do Brasil. Até a temporada 2022 as vagas eram distribuídas assim: 3 vagas para os 3 melhores classificados do Paulistão (excluindo os clubes que obtiveram vagas diretas à terceira fase da Copa do Brasil (Palmeiras, São Paulo e Corinthians), 1 vaga para o campeão da Copa Paulista e 1 vaga para o campeão do então Troféu do Interior.
A partir da próxima edição as vagas serão distribuídas assim: 3 vagas para os 3 melhores classificados na Taça Independência, 1 vaga para o campeão da Copa Paulista e 1 vaga ao 1º melhor colocado no Paulistão que não obtenha vaga direta à 3ª fase da próxima Copa do Brasil.
Por exemplo, caso uma equipe seja campeã paulista e ao final da Série A do Campeonato Brasileiro esteja entre os clubes que garantam vaga à terceira fase da Copa do Brasil (são 12 equipes ao todo), o campeão da Libertadores (caso seja brasileiro) da América, o campeão da Copa Sul Americana (caso seja brasileiro), o campeão da Copa do Nordeste, o campeão da Copa Verde e o campeão da Série B do Brasileiro, a vaga será atribuída à primeira equipe melhor classificada.
Critérios para Disputa da Taça Independência
Classificam-se para a competição as equipes que terminarem o Paulistão entre a 9ª e 14ª colocação, excetuando-se equipes que disputem a Série A do Campeonato Brasileiro ( (Corinthians, Palmeiras, Red Bull, Santos e São Paulo). A eles juntarão-se as equipes que não estejam na Série A, e sejam eliminadas na fase de Quartas de Final do Paulistão.
A fórmula de disputa porém só será anunciada depois da realização do Conselho Técnico marcado para logo após o final da primeira fase do Campeonato Paulista.
Em que Isso Afeta o Bugre?
Todos acompanhamos nesta temporada as contas e possibilidades para que o Guarani chegasse à Copa do Brasil 2023, e é importante dizer que o Guarani acabou se classificando exatamente usando uma das 3 vagas destinadas ao Paulistão.
Sétimo colocado ao final da competição, o Guarani acabou com a terceira vaga do estadual, isso porque Palmeiras (campeão), São Paulo (vice) e Corinthians (3º) conseguiram vaga direta para a terceira fase via Série A do Brasileiro. O Ituano (5º) conquistou o Troféu do Interior.
Assim garantiram as vagas Red Bull (4º), São Bernardo (6º) e Guarani (7º).
A intenção da FPF com essa nova distribuição de vagas é aumentar o número de representantes do futebol paulista nas próximas Copas do Brasil, pois em tese a chance de clubes do interior que não tenham vaga pelo Ranking Nacional de Clubes estejam entre os 3 primeiros colocados da Taça Independência.
Vale lembrar que nesta temporada o Guarani conquistaria vaga via Ranking Nacional, mas a partir da próxima temporada as chances de vaga para a Copa do Brasil são: Conquistar a primeira vaga do Campeonato Paulista, ou conquistar o título da Série B do Brasileiro, ou estar entre os três melhores classificados na nova Copa Independência, ou estar entre os 10 clubes melhores rankeados que não tenham vaga via Federações Estaduais ou demais competições (Campeões da Série B, Copa Verde, Copa do Nordeste, Libertadores, Sul Americana e classificação final da Série A).
Marcos Ortiz