Com Paulistão mais curto, Bugre precisa iniciar planejamento para 2026

Terminado o Campeonato Brasileiro da Série C, o Guarani Futebol Clube agora precisa se voltar para o planejamento da temporada 2026 que começa nos primeiros dias do mês de janeiro (com data ainda a confirmar), na disputa do Paulistão, e muito provavelmente também, com a Copa do Brasil.
E a atenção para a disputa do Estadual deve ser gigante, primeiro porque ainda não sabemos qual será o regulamento da competição, que será definido apenas em novembro, quando a Federação Paulista promoverá o Conselho Técnico, em reunião com os clubes.
Mas uma coisa é certa, o Campeonato Paulista terá duração muito menor do que as já curtas últimas edições. A CBF, ao divulgar o calendário geral de competições para 2026, reservou apenas 11 datas para os estaduais, o Paulistão antes era disputado em 16 datas.
Existe uma negociação entre Federação Paulista e CBF para que, ao menos mais uma data seja aberta, aumentando para 12, mas o mais provável é que isso só aconteça com a competição começando ainda mais cedo do que a data prevista de 11 de janeiro.
Outra possibilidade que pode ser definida no Conselho Técnico da competição é a proposta de aumentar o número de rebaixados, para que a competição tenha menos equipes e possa se adequar ao calendário cada vez mais espremido do início da temporada.
Vale lembrar, e abordaremos isso na próxima postagem, que o regulamento do Campeonato Paulista limita a Lista A, formada por atletas contratados, a 28 jogadores. O elenco atual do Guarani conta com 41 atletas, e o clube tem hoje, ao menos 22 jogadores com contrato durando ao mínimo até o final do Campeonato Estadual.
Marcos Ortiz