Elenco segue rotina de treinamentos para enfrentar o Londrina

Elenco segue rotina de treinamentos para enfrentar o Londrina
Treinamento do Guarani - Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC.

Nesta quinta-feira (07), o elenco Bugrino segue sua rotina de treinamentos se preparando para enfrentar o Londrina, 17º colocado na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, mas quais são as dúvidas e os problemas a corrigir nestas atividades?

A primeira questão a ser trabalhada pelo técnico Daniel Paulista deve ser reorganizar o time taticamente. Na partida contra o Brusque, no último sábado, o time não apresentou organização tática alguma. Sim, é preciso considerar o aspecto “gramado ruim”, mas ainda assim, um gramado ruim não pode impedir que atletas ocupem espaços definidos em seus treinamentos, dificulta claro, o aspecto técnico, e não estamos cobrando isso daquela partida, mas sim organização tática.

continua após a propaganda

Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger

Outra questão a ser trabalhada pelo comandante Bugrino é o sistema defensivo. O Guarani terá à sua disposição os retornos de Thales e Bidú, e isso pode significar uma melhora no sistema, principalmente no aspecto “bolas aéreas”, que custaram ao Guarani a maioria dos gols sofridos nas últimas partidas, que custaram caro ao time na classificação.

No ataque, é preciso fugir da obviedade. É preciso recuperar a mobilidade de outros tempos, quando Bruno Sávio flutuava, Júlio César acelerava, Régis alternava posição entre a meia e o ataque, os laterais eram decisivos nas suas descidas, e Rodrigo Andrade pulsava, com boa marcação, e bons passes. A substituição de uma peça não pode significar a perda de todo esse sistema e disposição, ainda mais depois de 14 jogos sem contar com Davó.

Dúvidas

E quais são as dúvidas de Daniel Paulista, de fato? Na última partida o zagueiro Ronaldo Alves recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática, Carlão é seu substituto natural, certo? Seria, se não fosse o fato de Luiz Gustavo ter entrado na metade da segunda etapa, e isso pode significar “dar tempo de jogo e ritmo” ao zagueiro recém contratado.

Tudo isso é retórica, teoria, possibilidades. O que de fato o Guarani precisa trabalhar nos seus treinamentos é encontrar finalmente uma forma de jogar. O sistema adotado por Daniel Paulista desde o início da competição, já há quase um turno, não funciona.

Sim, o time conseguiu vitórias importantes neste período, mas não repetiu o nível do futebol apresentado anteriormente, e, encontrar alternativas de jogo para momentos como este, é uma das funções do treinador e do departamento de futebol. Daniel não escala sozinho, para escalar precisa encontrar disposição técnica e tática nos atletas, e isso só é possível observar nos treinamentos, mas uma das maiores queixas do futebol brasileiro é exatamente a falta de tempo para treinamentos.

Desta vez terá uma semana entre uma partida e outra, tempo suficiente para adaptar o esquema, testar e encontrar soluções, ainda que mudando, ou mantendo as mesmas peças. Tempo, teve.

Com todas essas dúvidas, o provável Guarani para enfrentar o Londrina tem: Rafael Martins; Mateus Ludke, Thales, Carlão (Luiz Gustavo) e Bidú; Bruno Silva, Rodrigo Andrade e Régis; Bruno Sávio, Andrigo (Lucão do Break ou Júnior Todinho) e Júlio César.

Independente da escalação, o que o Torcedor Bugrino quer ver neste reencontro com o time nas arquibancadas é um time que o represente dentro de campo, e acreditem, não será fácil, pois todos, torcedores, atletas e comissões técnicas, estarão reaprendendo a conviver, depois de longos 589 dias afastados.

Sábado saberemos.