Parabéns! Criciúma leva vaga na Copa do Brasil. Obrigado por nada, Ricardo Moisés, Reinaldo Carneiro Bastos e Mauro Silva
A CBF promoveu na tarde desta segunda-feira o fatídico e ridículo sorteio envolvendo Guarani e Criciúma para definir qual das duas equipes integrariam a Copa do Brasil 2023. O sorteio, que em mais um gesto de desrespeito ao público, estava marcado para as 15:00 e só começou às 15:15 na sede da entidade, no Rio de Janeiro, contou com representantes dos dois clubes e das federações catarinense e paulista.
Empatados no Ranking Nacional de Clubes, as equipes se sujeitaram a este sorteio graças à “pataquada” feita pela Federação Paulista de Futebol que mudou a nomeação dos seus representantes para a próxima Copa do Brasil colocando o Ituano (Campeão do Troféu do Interior) como um dos três melhores do Paulistão e criando uma vaga para o Botafogo de Ribeirão, vice campeão do mesmo torneiro. Diante disto, achando a FPF que conseguiria inserir mais um paulista na competição, a CBF determinou que o Guarani, detentor de duas vagas, uma pelo Ranking outra pela sua campanha do Paulistão 2022, tivesse que disputar na sorte sua vaga na Copa do Brasil.
Foram usadas dez bolas, cinco com o nome de cada clube no sorteio. Ao final a bolinha sorriu para o Criciúma e o clube fica, a menos que haja qualquer judicialização da questão, com a última vaga na Copa do Brasil 2023 que começa em 22 de fevereiro.
A Equipe Planeta Guarani manifesta aqui toda sua insatisfação e inconformismo com todo o Conselho de Administração e especialmente com o presidente do órgão, Ricardo Moisés, ambos incompetentes e inábeis para trabalharem nos bastidores do futebol para evitar a realização deste ridículo sorteio.
Registramos aqui também os maiores protestos em relação à decisão da Federação Paulista de Futebol através do seu presidente Reinaldo Carneiro Bastos. O futebol é cada dia mais profissional para ser refém de decisões de gabinetes que representem interesses escusos e obscuros de clubes e dirigentes. Critérios, vagas e títulos são decididos dentro de campo, jamais por canetada ou mudança de critério de classificação, principalmente após o encerramento da temporada.
Reafirmamos nossas críticas ao Conselho de Administração do Guarani FC, seu presidente Ricardo Moisés e à Federação Paulista de Futebol e seus comandantes, especialmente ao Sr. Reinaldo Carneiro Bastos e também a seu vice presidente, o Sr. Mauro Silva, ex atleta de futebol, revelado nas categorias de base do Guarani FC, que alias foi o representante da Federação Paulista de Futebol no sorteio e também foi igualmente incapaz de fazer prevalecer os interesses e direitos adquiridos pelo Guarani FC dentro de campo duas vezes.
O Criciúma vai disputar, POR SORTEIO, a Copa do Brasil 2023. O Guarani, detentor legítimo de duas vagas, está fora, e o Botafogo de Ribeirão, de maneira ilegítima, disputará a competição.
Marcos Ortiz

