Parabéns, Guarani FC! Os primeiros 113 anos foram fantásticos!
Há 113 anos José Trani (16) sugeriu o nome “Guarany Foot-Ball Club”, uma homenagem à obra do então filho mais ilustre de Campinas, o Maestro Antônio Carlos Gomes, e Romeo Antônio de Vito (16) disse “… é verde e branco…” em referência à grama que os cercava e à clara e ensolarada tarde de sábado!
Com eles estavam ao menos mais 10 amigos, os italianos Vicente Matallo (18) e Antonio de Lucca (16), os filhos de imigrantes italianos Pompeo de Vito (15), Angelo Panattoni (16), Julio Palmieri (16), Hernani Felippo Matallo (16), Miguel Grecco (17), José Giardini (18) e Luiz Bertoni (19), além de Alfredo Seiffert Jaboby Junior (18) de família Alemã.
Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger
Sim, já se vão 113 anos daquele 02.04.1911 e hoje o Guarani Futebol Clube (o nome foi ‘aportuguesado”) transformou-se, e muito! Cresceu, como cresceu o Bugre! Impossível imaginar que aqueles 12 jovens tivessem noção da dimensão daquilo que eles criaram naquela tarde de sábado, na Praça Carlos Gomes, de uma Campinas que lutava pra se recuperar da epidemia de febre amarela que reduziu muito sua população.
Cresceu e conquistou! Em pouco tempo não tinha mais adversários na cidade, voou para outros ares, foi enfrentar e conhecer outros clubes que pudessem lhe fazer frente. Venceu muitos deles e transformou-se naquilo que ainda hoje, é, o maior clube de futebol do interior, primeiro de São Paulo, depois do Brasil!
O que seria de nós se algo fosse diferente? Por pouco o Bugre não se chamou Paulistano ou Internacional… Já imaginaram? Impossível, tinha que ser o Guarani, o Bugre Campineiro. Primeiro clube de Campinas a jogar a Primeira divisão de Profissionais de São Paulo em 1927, de onde só saiu por decisão de manter-se como clube amador, em 1932, decisão que o levaria à conquista do Campeonato Paulista Amador do Interior e depois Campeão Paulista Amador do Estado em 1944.
E quando a profissionalização do futebol passou a ser obrigatória, qual foi o primeiro clube de Campinas a conquistar o acesso à Primeira Divisão Paulista? Claro, o Guarani, em 1949, e não poderia ser diferente, como campeão! Essas conquistas já eram gigantes comparadas ao “Guarany’ fundado naquele 02.04.1911, mas viria muito mais pela frente. Em 1973 o Bugre se tornava o primeiro clube do interior de São Paulo a disputar o recém criado (1971) Campeonato Brasileiro. Pouco depois, cinco anos mais tarde, não apenas disputaria, mas conquistaria o Campeonato Brasileiro de 1978, o único até hoje conquistado por uma equipe do interior do país.
Três Libertadores da América (1979 – semifinalista, 1987 e 1988), uma Taça de Prata (1981), duas finais de Campeonatos Brasileiros (1986 e 1987) e duas finais de Campeonatos Paulistas (1988 e 2012) depois, nos deparamos com esse Gigante de 113 anos! Experiente, maduro, tendo vivido o que há de melhor, e por que não, o que há de pior, no mundo do futebol. Grandes jogos, grandes vitórias e desafios, grandes Campeonatos Brasileiros, hoje distantes da nossa realidade, mas base do sonho de todo Bugrino.
Maduro sim, velho jamais! É jovem, é Gigante, é imponente, como só os Campeões Brasileiros são. Os anos 2000 fizeram muito mal ao Guarani, mas não conseguiram destruí-lo. Seu povo segue firme na luta, na batalha, mantendo a fé e a esperança do retorno à grandeza que é sua vocação, e acreditem, ele voltará!
Quem consegue imaginar Campinas sem o Guarani Futebol Clube, a maior marca esportiva desta cidade? Quem consegue imaginar algo diferente do que hoje é a história deste Verde e Branco gigantesco? Quem consegue parar o Bugre? Rivais? Já tentaram e fracassaram!
Torcedor, comemore! E ao comemorar, agradeça àqueles 12 jovens, suas famílias e à legião de pessoas que os seguiram desde 1911… os primeiros eram os primeiros Bugrinos. Todos os que vieram e ainda virão, só existiram ou existirão porque num dia 02.04, lá em 1911, fruto, não da elite, mas de uma maioria de operários e trabalhadores humildes, criaram, deram forma, nome, cores e vida à nossa paixão, o Guarani Futebol Clube!
Parabéns, Guarani Futebol Clube, de Campinas, fundado em 02.04.1911, nosso orgulho, nossa paixão, nossa vida, nosso caminho, nosso lugar! Todos passaremos… na verdade, quase todos, porque o Bugre não, ele, seu povo, seus Torcedores apaixonados, sua história, seu legado, seus feitos, suas conquistas, esses são eternos.
Seus feitos nos primeiros 113 anos são memoráveis, podem ter certeza, os próximos 113 também serão! Duvida? Não! nunca duvide da grandeza e da força do Guarani Futebol Clube, fundado em Campinas, na Praça Carlos Gomes, no dia 02.04.1911 pelos Matallos, de Vitos, Trani, de Luca, Palmieri, Giardini, Panattoni, Bertoni, Grecco e Seiffert Jaboby, OS PRIMEIROS BUGRINOS!
A eles nossa eterna homenagem e gratidão, ao Guarani Futebol Clube, criação deles, nossa eterna dedicação!
E que venham todos os próximos anos da eternidade Bugrina!
Marcos Ortiz