Derrota por 2×0 em Cosmópolis encerra participação do Bugre no Paulista Sub-20

Derrota por 2×0 em Cosmópolis encerra participação do Bugre no Paulista Sub-20
Na melhor chande do Bugre, Pin acerta belo chute, mas goleiro defende. Imagem: Reprodução - TNT Sports.

A manhã de sábado marcou o jogo de volta, a decisão da semifinal do Paulista Sub-20 entre Guarani x São Paulo. Ao Bugre era vencer por um gol de diferença e levar a decisão às penalidades, ou por placar maior, garantir sua vaga na final, e de quebra ficar com uma vaga na Copa do Brasil Sub-20.

Comandado por Jairo Blumer, o Bugre foi a campo com Hyan; Pin (Andrey), Matheus Povoa, Cypriano e Wictinho; Wilian (Igor), Lucas Martins e Mineiro (Eduardo); Léo Parfírio (Michael), Kewen (Isac) e Guilherme Batista (Artur).

O Bugre controlava o jogo, chegava, sem grande perigo, sempre pelas beiradas do campo, mas logo no primeiro lance ofensivo do São Paulo, já surgiu o maior adversário da história do Guarani, a arbitragem. Desta vez o personagem foi o árbitro Fabiano Monteiro dos Santos.

Hyan acerta o canto, mas não consegue a defesa. Imagem: Reprodução – TNT Sports

Pênalti inexistente marcado pela esquerda. Aos 11 minutos Paulinho cobrou rasteiro, no canto esquerdo de Hyan, que até adivinhou o canto, mas não conseguiu a defesa. São Paulo + Arbitragem 1×0 Guarani.

O árbitro continuou sendo decisivo a favor do São Paulo. Aos 18 minutos Kewen roubou a bola na saída de bola e, quando invadiria a grande área, foi derrubado. Fabiano Monteiro dos Santos marcou a falta, mas aplicou somente cartão amarelo. O próprio Kewen cobrou a falta, bateu bem, mas acertou a rede pelo lado de fora, à esquerda.

Mesmo com mais posse de bola, o Guarani não conseguia criar oportunidades, já o São Paulo, sempre nos contra ataques, desperdiçava chances de gol. Apenas aos 38 minutos, Guilherme Batista recebeu a bola na grande área pela direita e bateu forte pro gol, o goleiro defendeu e no rebote a bola saiu para escanteio, esse foi o primeiro chute do Bugre em direção ao gol.

Pin chuta forte, mas o goleiro faz grande defesa. Imagem: Reprodução – TNT Sports

A maior chance do Bugre veio aos 42 minutos. Boa jogada de Léo Porfírio pela esquerda, cruzamento para a grande área e Pin chegou livre e bateu forte, rasteiro, no canto esquerdo, mas o goleiro fez grande defesa, evitando o empate Bugrino.

Ainda deu tempo de Hyan fazer uma grande defesa aos 48 minutos, numa finalização pela direita, de dentro da grande área, e jogar a bola para escanteio. Final de primeira etapa, Guarani 0x1 São Paulo + Arbitragem, e o Bugre agora tinha a missão de virar o jogo para tentar chegar à decisão do Paulistão Sub-20.

O Bugre voltou sem alterações, mas logo aos 16 segundos tomou o segundo gol, outra vez num lance com interferência da arbitragem.

Wictinho e Mineiro falham e Pedrinho finaliza pra marcar. Imagem: Reprodução – TNT Sports

A jogada começou pela esquerda, após um lance onde o jogador adversário acertou um chute no rosto de Pin, já caído, mas o árbitro nada marcou. O lance seguiu, já na grande área pela esquerda veio a finalização, Hyan conseguiu fazer a defesa, mas deu rebote, Wictinho e Mineiro se atrapalharam e não conseguiram cortar a bola, que sobrou para Paulinho bater, mesmo marcado por Matheus Povoa, e acertou o canto esquerdo de Hyan. Guarani 0x2 São Paulo.

A partir do segundo gol, só um milagre levaria o Bugre à final. Era preciso virar o jogo e não sofrer mais nenhum gol para levar aos pênaltis. Aos 09 minutos Jairo Blumer fez as duas primeiras alterações, saiu Pin para a entrada de Andrey e Guilherme Batista também deixou o campo, para a entrada de Artur.

As mudanças não surtiam efeito, o Bugre se desorganizou e o São Paulo foi empilhando chances de ampliar o placar. Aos 25 minutos Jairo fez mais duas alterações, saiu Léo Porfírio para a entrada de Michael e Kewen deixou o campo para a entrada de Isac.

Isac tem a camisa puxada, mas o árbitro não marca. Imagem: Reprodução – TNT Sports

Aos 26 minutos o árbitro novamente apareceu, mesmo sem necessidade. Ele não marcou uma penalidade em cima de Isac, que teve a camisa puxada dentro da grande área pela esquerda. Logo em seguida o mesmo Isac recebeu lançamento dentro da grande área, e cara a cara, cabeceou mal, em cima do goleiro.

Aos 40 minutos mais duas mudanças no Bugre, entrou Eduardo no lugar de Mineiro e Wilian deixou o campo para a entrada de Igor.

Ainda deu tempo de um dos gandúlas ser expulso, aos 44 minutos ele entrou firme dentro de campo, tomando a bola do atacante do São Paulo que tentava avançar pela esquerda. O árbitro acrescentou 3 minutos ao tempo de jogo, mas o Bugre não conseguiu diminuir o placar.

Com este resultado o Bugre se despediu do Campeonato Paulista Sub-20 após grande campanha. A última vez que a equipe havia chegado às semifinais desta competição foi em 2003. Já o São Paulo avançou à decisão e enfrentará o Santos, que eliminou o Palmeiras na outra semifinal.

Marcos Ortiz