Edital de convocação deverá abrir processo eleitoral e marcar eleições para 14 de dezembro
O processo eleitoral que, nos bastidores, já anda a plenos pulmões, deverá ser oficialmente aberto nesta semana pelo Guarani Futebol Clube.
Na noite de ontem (28), Marcelo Dias, presidente do Conselho Deliberativo do clube, revelou, em entrevista à Radio Bandeirantes Campinas, que o edital de convocação para as eleições 2025 deverá ser publicado até o final desta semana. A partir da publicação, os pretendentes aos Conselhos de Administração, Deliberativo e Fiscal passarão a contar o prazo para apresentarem suas chapas. A eleição acontecerá no dia 14 de dezembro, um domingo.
Desde 2024 o processo eleitoral foi alterado, as eleições, que antes aconteciam na primeira quinzena de março, foram alteradas para a primeira quinzena de dezembro. Por decisão de Assembléia Geral de Associados, os mandatos dos atuais Conselhos Deliberativo e Fiscal foram estendidos, terminariam em março de 2025 e se encerrarão no dia 31 de dezembro.
A principal mudança foi em relação ao modelo de eleição. Antes o clube elegia em anos alternados os Conselhos Deliberativo e Fiscal e o Conselho de Administração, a partir deste ano os três Conselhos serão eleitos no mesmo pleito, para isso, o mandato do atual Conselho de Administração foi encurtado em 3 meses, eleito para terminar seu mandato em 02 de abril de 2026, para permitir a mudança no formato, o encerramento foi antecipado para 31 de dezembro.
A expectativa é que o Edital possa ser convocado já nos moldes do Estatuto Social recém alterado. Para isto é necessário que o documento retorne registrado do Cartório, e assim seria baseado o processo eleitoral:
Conselho Deliberativo: Cada Chapa contendo 60 nomes (atualmente são 80 Conselheiros eleitos, mas as chapas precisam de 100 candidatos ao todo).
Conselho Fiscal: Cada chapa do Conselho Deliberativo indica 5 nomes ao Conselho Fiscal.
Conselho de Administração: Cada chapa deve ser formada por 7 membros, destes, 3 são eleitos Conselheiros de Administração titulares, e os outros 4 assumem a suplência. Cada chapa deverá apresentar 80 fichas de apoio de associados em pleno gozo dos seus direitos sociais e estatutários (atualmente são 100).
Na publicação do edital será determinada a data de eleição, pelo Conselho Deliberativo, da Comissão Eleitoral, que norteará, regulamentará o processo, homologará as chapas inscritas e abrirá a Assembléia Geral no dia da eleição.
Atualmente, em relação publicada no dia 29 de agosto em seu site oficial, o Guarani FC tem 688 sócios proprietários aptos ao voto, porém o Estatuto Social do Guarani traz regulamentações quanto ao prazo de associação para que sócios possam se candidatar aos Conselhos.
Os Sócios Campeões, com prazo de adesão estabelecido no Estatuto Social, estarão aptos a elegerem 5 integrantes do programa para o Conselho Deliberativo. A votação acontecerá em local separado da Assembléia Geral Eleitoral.
Marcos Ortiz

