Análise: Tem tempo, mas é preciso correr, se não quiser atropelar montagem do novo elenco

Análise: Tem tempo, mas é preciso correr, se não quiser atropelar montagem do novo elenco
Titulares e reservas na partida contra o Botafogo - Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC.

O período de entre safra entre o final da Série B e o início do Campeonato Paulista já começou, e será longo! Terminado no último dia 28/11, o espaço entre esta é a próxima partida do Bugre será de 59 dias, quando, no dia 26 de janeiro, o Bugre volta a campo contra o São Paulo, pelo Paulistão 2022.

Mesmo com tanto tempo assim, o tempo é curto. A apresentação do elenco Bugrino deve acontecer entre os dias 02 e 03 de janeiro, assim, restam cerca de 25 dias até o retorno dos treinamentos, pré temporada e jogos preparatórios, antes da estreia no Campeonato Paulista, e, por mais que a diretoria do Guarani demonstre tranquilidade ao falar do assunto, de fato, terá que correr muito para fechar seu elenco e entregá-lo ao técnico Daniel Paulista antes do início da preparação.

continua após a propaganda

Representante Exclusivo para Campinas e Região - Clique e fale com o Roger

Com muitos atletas já com contratos encerrados, alguns já definitivamente fora do clube, outros vivendo a expectativa de uma renovação, fato é que, hoje, o Guarani tem poucos atletas profissionais no seu elenco, vamos ver, por posições:

Goleiros: Gabriel Mesquita e Arthur Gazze;
Laterais Direitos: Mateus Ludke e Diogo Matheus;
Laterais esquerdos; Bidú;
Zagueiro: Ian Carlo (contrato até 31/12);
Volantes: Pedro Acorsi;
Atacantes: Júlio César (contrato até 31/12) e Maxwell.

Destacamos aqui que o atacante Júlio César já recebeu do clube proposta para renovação contratual, mas, confirme o Planeta Guarani apurou, também tem propostas de outras equipes.

Portanto, sem contar os atletas da Lista B (formados nas categorias de base e com idade Sub-20), o Guarani, neste momento, tem apenas 10 atletas em seu elenco. Há especulações de renovações, que podemos trazer abaixo, mas ainda assim, a lacuna é grande para formar um elenco completo em todas as posições, vejamos:

Zagueiros: Thales e Ronaldo Alves;
Volante: Bruno Silva e Eduardo Person;
Meias: Régis e Andrigo;

Caso estes atletas tenham novos contratos assinados com o Bugre, o elenco chegará a 15 atletas profissionais. Lembramos que o limite de jogadores profissionais por elenco, no Campeonato Paulista, é limitado a 26 atletas, destes, três obrigatoriamente, goleiros.

Lista B

O Guarani, assim como todos os demais clubes, podem inscrever ilimitados atletas oriundos das categorias de base, desde que eles tenham ao menos um ano de vínculo com o clube, tenham idade Sub-20 e tenham jogado pelo clube em ao menos uma competição de base organizada pela FPF. Neste caso, os atletas à disposição de Daniel Paulista seriam:

Goleiros: Lucas Cardoso, Thiago Galice e Marcos;
Lateral Esquerdo: Eliel;
Zagueiro: Bruno Bianconi;
Meias: Caio e Déco;
Atacantes: Alan Leite, Matheus Souza, Renanzinho, Wermeson e Felipe Chrysman.

Outros atletas Sub-20 ainda podem ser integrados ao elenco profissional, casos do zagueiro Kauan, o lateral direito Biel, o lateral esquerdo Albino e o volante Alê. Todos eles disputaram o Campeonato Paulista Sub-20 recentemente, mas neste caso, todos, incluindo os atletas citados como sendo de lista B, deverão estar à disposição do técnico Alexandre Penna para a disputa da Copa São Paulo, no início do mês de janeiro.

Assim, na análise do Planeta Guarani, a montagem do elenco Bugrino,que claro, já deve estar sendo feita pelo Superintendente Michel Alves e pelo Presidente Ricardo Moisés, deverá, a não ser que surpreendentemente outros contratos de atletas que disputaram a Série B sejam renovados, ter algo entre 10 a 12 contratações.

Lembrando novamente que a apresentação do elenco e do treinador deverá acontecer no dia 2 ou 3 de janeiro, e a estreia no Paulistão está marcada para o dia 26 de janeiro.

Marcos Ortiz